VOLTAR
  • Cidades

GCMs salvam bebê e são homenageados em São Bernardo

Quatro agentes receberam homenagem em evento no Salão Nobre do Paço  Municipal 

  • GCMs salvam bebê e são homenageados em São Bernardo.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 20/10/2021
  • Compartilhar:

Quatro agentes receberam homenagem em evento no Salão Nobre do Paço  Municipal

guardas municipais são homenageados em são bernardo

GCMs salvam bebê e são homenageados em São Bernardo. Foto: Divulgação/PSBC

Um bebê salvo graças à atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo. Essa ocorrência pautou a cerimônia realizada pela Prefeitura, que entregou, na manhã desta terça-feira (19/10), certificados a agentes que se destacaram em suas atividades no mês de setembro. Foram concedidos quatro tributos em evento no Salão Nobre do Paço. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e estimular o bom trabalho desenvolvido por profissionais que atuam na segurança da cidade. A escolha dos homenageados foi feita pelos próprios servidores da corporação. É a quarta edição desta iniciativa, viabilizada junto à Secretaria de Segurança Urbana.

O primeiro tributo foi concedido ao subinspetor José Ribeiro dos Santos e aos agentes Luan de Souza e Fernando Pacheco Baccarin (3ª classe). O certificado se deu com base em episódio de patrulhamento pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, quando os guardas foram informados que uma mulher estava em trabalho de parto dentro de um estabelecimento comercial. Eles foram ao local e iniciaram o primeiro atendimento até a chegada do Samu. A criança estava com o cordão umbilical envolto no pescoço. O subinspetor Ribeiro, com auxílio dos colegas, fez o procedimento necessário para concluir o parto com segurança.

“É grande alegria trazer esse reconhecimento, não do prefeito, mas da Prefeitura de São Bernardo. Ao assumirmos, (em 2017), encontramos uma GCM desmotivada e, por vezes, desautorizada. Quando convidei o coronel Carlos Alberto (dos Santos, secretário de Segurança) demos algumas missões, entre elas devolver a autoestima, confiança e a certeza de que as ações da GCM estariam respaldadas pelo município. Investimento é obrigação do poder público, bem como dar condições de trabalho, com carros, nova sede e plano de cargos e carreira”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Gratidão

A mulher atendida na ocorrência era Bruna Caetano da Silva, 28 anos, dona de casa, que participou da solenidade com o filho Jefferson nos braços, recém-nascido, saudável, graças à atuação da guarda. “Tenho muita gratidão (pela GCM). Meu filho estava com o cordão umbilical no pescoço, um risco. O atendimento de socorro se deu de forma rápida, foi fundamental”, disse. O subinspetor Ribeiro frisou que, para a GCM, esse momento de reconhecimento “é gratificante”. “No curso de formação recebemos todos os tipos de orientação. Não esperamos nos deparar com a situação, mas estamos preparados. Ocorrência que envolve vida é marcante. Só nos enaltece, e faz com que continuemos trabalhando sempre com afinco, em prol da sociedade.”

Inteligência e estatística

Outro homenageado no ato foi o agente Sidney Gomes da Mota (1ª classe), há 18 anos na corporação, apontado na relação devido ao trabalho no setor de inteligência e estatística, responsável pela elaboração de relatórios e gráficos acerca da atuação da GCM – material que subsidia o planejamento do comando da instituição. Titular da pasta de Segurança, Carlos Alberto chamou os selecionados de “verdadeiros heróis”. “Esse ato reconhece o trabalho desses profissionais. Não é fácil trabalhar na ponta da linha, só quem está lá (nas ruas) sabe das dificuldades. Ser reconhecido pelo poder público é momento único. Importante marca histórica.”

guardas municipais homenageados

Quatro agentes receberam homenagem em evento no Salão Nobre do Paço  Municipal . Foto: Divulgação/PSBC