GCM de São Bernardo flagra pichadores e aplica multa de R$ 6,5 mil
Indivíduos foram flagrados pelas câmeras de segurança vandalizando muro de escola no bairro Demarchi
Indivíduos foram flagrados pelas câmeras de segurança vandalizando muro de escola no bairro Demarchi
Por meio de câmeras de monitoramento, a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo flagrou na, noite desta quarta-feira (30/10), dois indivíduos pichando o muro da EMEB Teotônio Vilela, no bairro Demarchi. Os infratores foram enquadrados na Lei Parede Limpa do município, que determinada multa de R$ 6,5 mil a este tipo infração.
O sucesso da operação foi possível graças à rápida interação entre o Centro Integrado de Monitoramento e a base móvel da GCM, que chegou a tempo de apreender os indivíduos e conduzi-los ao 3º DP, no bairro Assunção, onde foi autuado por crime ambiental e recebeu infração administrativa, conforme a Lei 6534/17.
Sancionado em 2017, pelo prefeito Orlando Morando, o dispositivo municipal chegou a multar 50 pessoas em flagrantes em 2017. “Estamos atuando para acabar com esta prática que polui e vandaliza os nossos prédios. Esta é uma Lei importante e está sendo levada a sério”, comentou o chefe do Executivo.
AÇÕES
Em busca de acabar com a poluição visual que as pichações causam pela cidade, a Prefeitura já revitalizou, por meio do mutirão de funcionários comissionados, secretários e voluntários, mais de 300 equipamentos públicos entre escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), praças outros.
SERVIÇO
A fiscalização para estes atos são feitas pelas secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal e Segurança Urbana. As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 153 ou pelo site www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/lei-parede-limpa.