VOLTAR
  • Cidades

GCM de Sto.André apreende balões em terreno abandonado na Vila Palmares

Suspeita é que local era utilizado para prática criminosa de fabricação e soltura de balões; material encontrado pela Romo foi encaminhado para a Delegacia do Meio Ambiente

  • Suspeita é que local era utilizado para prática criminosa de fabricação e soltura de balões; material encontrado pela Romo foi encaminhado para a Delegacia do Meio Ambiente.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 20/01/2020
  • Compartilhar:

Suspeita é que local era utilizado para prática criminosa de fabricação e soltura de balões; material encontrado pela Romo foi encaminhado para a Delegacia do Meio Ambiente

 

Suspeita é que local era utilizado para prática criminosa de fabricação e soltura de balões; material encontrado pela Romo foi encaminhado para a Delegacia do Meio Ambiente. Foto: Divulgação

 

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André apreendeu nesta segunda-feira (20) balões em um terreno abandonado na Vila Palmares. A suspeita é que o local era utilizado para a prática criminosa de fabricação e soltura de balões.

A descoberta ocorreu durante patrulhamento de rotina realizado pela Romo (Rondas com Motocicletas). Os agentes identificaram movimentação suspeita de um indivíduo nas proximidades de um terreno abandonado. Ao entrar no local, os guardas encontraram diversos objetos relacionados ao balonismo.

Uma base móvel da GCM transportou o material apreendido até a Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma). Todos os itens encontrados pelos agentes serão destruídos, tendo em vista que a prática é crime ambiental previsto na lei 9.605/98.

De acordo com o Art. 42 da legislação, fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano, gera pena de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

A GCM orienta a população a auxiliar o trabalho da corporação, denunciando este tipo de prática criminosa. A partir da identificação deste tipo de ação, o material será apreendido, diminuindo os riscos para a sociedade. As denúncias podem ser realizadas por meio do telefone 153.