VOLTAR
  • Cidades

GCM de São Bernardo prende 2 bandidos durante furto a comércio

Em patrulhamento preventivo, guardas flagraram dois indivíduos forçando entrada em estabelecimentos comerciais com uso de pé de cabra

  • GCM de São Bernardo prende 2 bandidos durante roubo a comércio.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Redação
  • Publicado em: 05/02/2020
  • Compartilhar:

Em patrulhamento preventivo, guardas flagraram dois indivíduos forçando entrada em estabelecimentos comerciais com uso de pé de cabra

 

GCM de São Bernardo prende 2 bandidos durante roubo a comércio. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

 

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo frustrou na madrugada desta quarta-feira (05/02) uma tentativa de assalto na Rua Santa Filomena, próximo ao cruzamento com a Rua Ernesta Pelosini, na região central da cidade. Durante patrulhamento preventivo, guardas municipais se depararam com dois indivíduos forçando portões dos estabelecimentos comerciais da região, com uso de um pé de cabra. Após romper o cadeado e a corrente de segurança e entrar em um dos locais, os assaltantes foram abordados em flagrante.

Junto aos indivíduos, foram encontrados um aparelho leitor de mídia de computador, 15 cadeados, duas torneiras, uma corrente e um pé-de-cabra. Eles foram identificados como Reginaldo Galdêncio Oliveira e Mario Aparecido Malaro. Ambos apresentam passagens policiais pelos crimes de furto e roubo (artigos 155 e 157). Os criminosos foram encaminhados ao 1º DP de São Bernardo, localizado no bairro Baeta Neves, para abertura de Boletim de Ocorrência.

Concluída com sucesso pela GCM de São Bernardo, a apreensão dos criminosos é resultado de uma ação de reaparelhamento da guarda, que passou a contar com novos equipamentos, como armas, coletes e viaturas 0 km, por meio de contrato de locação. Além disso, a atual Administração vem promovendo uma nova política de valorização da GCM, com equiparação salarial com a Polícia Militar e mudança do regime de contratação dos guardas da CLT para o estatutário – o que atende uma demanda antiga da categoria.

“Estamos fortalecendo a GCM, por meio de esforços financeiros e capacitação dos efetivos, além de melhorias da organização da guarda e reforço nos sistemas de comunicação e locomoção. Em São Bernardo, a guarda tem atuação efetiva no combate ao crime, auxiliando as demais forças policiais na redução dos índices de criminalidade da cidade”, sintetizou o prefeito Orlando Morando.

COI

Outro importante reforço no policiamento do município é o Centro de Operações Integradas (COI) de Segurança, inaugurado pelo chefe do Executivo em novembro de 2019. O equipamento reúne em um único espaço cerca de 400 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) para maior eficiência no combate ao crime no Grande ABC. Considerado uma referência para o Estado, o local tem sido responsável por melhora significativa na redução de crimes na cidade.