GCM de São Bernardo homenageia guardas de destaque do mês
Agentes receberam honrarias por salvar vida de idoso e por contribuição às melhorias da corporação
Agentes receberam honrarias por salvar vida de idoso e por contribuição às melhorias da corporação
O governo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, concedeu, honrarias a três GCMs (Guardas Civis Municipais) por atuações de destaque e pela contribuição no combate à criminalidade no município e à valorização da corporação. As homenagens foram entregues pelo secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, e pelo comandante da GCM, Carlos César Ferreira.
As GCMs 2ª Classe Ana Paula Nishitani de Melo e Angélica de Lima Bino foram reconhecidas por protagonizarem a ocorrência de destaque deste mês. No início de fevereiro, durante uma das rondas preventivas na Praça Lauro Gomes, no Centro, as GCMs avistaram um idoso desfalecido, em aparente início de infarto. A intervenção das duas guardas, que solicitaram amparo médico à CCO (Central de Comunicação Operacional) e fizeram massagem cardíaca no homem ininterruptamente enquanto aguardavam o socorro, ajudou a preservar os sinais vitais da vítima, que conseguiu ser atendido com vida no Hospital de Urgência.
MENÇÃO HONROSA
Já o GCM 1ª Classe Manoel Messias Pereira recebeu a menção honrosa (GCM do mês) pelos mais de 20 anos de contribuição à corporação. Em seu histórico, o guarda acumula colaborações valorosas para o crescimento da GCM, como atuação voluntária nas melhorias de estrutura do prédio da Inspetoria (Pereira é formado em engenharia civil). O guarda também é classificado pelo comando da GCM e da Secretaria de Segurança Urbana como “assíduo, pontual, leal e com perfil agregador”.
Para o prefeito, a homenagem é uma das demonstrações da administração de valorização à categoria frente aos serviços prestados corporação. “Sempre priorizamos a valorização da nossa GCM e, por esse motivo, fomos a gestão que mais investiu nas melhorias salariais e das condições de trabalho da corporação nos últimos anos. Nossa intenção é continuar esse reconhecimento na prática, não só no discurso”, frisou Morando.
“Esse é um evento de reconhecimento importante das autoridades e da sociedade pelo trabalho desses heróis e heroínas. Sabemos da falta de apoio de parte da população, da imprensa, aos nossos guardas e policiais, por isso essa homenagem é justa, mas necessária. Tem um valor enorme”, destacou o secretário.
Durante a cerimônia, os três agentes agradeceram ao prefeito, ao secretário e ao comandante da GCM por valorizarem o trabalho da corporação, fato classificado pelos guardas como valoroso para a continuidade do bom desempenho dos trabalhos no dia a dia.