VOLTAR
  • Cidades

GCM de S.Bernardo salva aves de maus tratos em ação contra crimes ambientais

Aves foram resgatadas e encaminhadas para reabilitação em operação que colocou fim a esquema de venda ilegal de animais

  • Aves foram resgatadas pela Guarda e encaminhadas para reabilitação em operação que colocou fim a esquema de venda ilegal de animais.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Redação
  • Publicado em: 05/10/2019
  • Compartilhar:

Aves foram resgatadas e encaminhadas para reabilitação em operação que colocou fim a esquema de venda ilegal de animais

Aves foram resgatadas pela Guarda e encaminhadas para reabilitação em operação que colocou fim a esquema de venda ilegal de animais. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

 

A Guarda Ambiental de São Bernardo resgatou, na última semana, cerca de 80 aves prontas para serem comercializadas de forma ilegal em casa de criador clandestino, no Parque das Garças, no Grande Alvarenga. Laudo técnico emitido pelo Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê (CETAS) atestou que aves resgatadas sofriam maus tratos e carregavam sequelas. Um homem foi preso e multado em R$ 110 mil, por crime federal.

Entre as 80 aves resgatadas seis estão em extinção, como o Tiê-Sangue, Sábia-Gongá, Papa Capim de Costas Cinzas e o Azulão, que, entre as espécies ameaçadas, foi a mais capturada pelo esquema ilegal. Todos os pássaros apresentaram alterações físicas. As anilhas encontradas também passaram por testes e foi comprovado que todas eram adulteradas ou falsas.

O sintomas mais identificados foram o empenamento gasto e lesão na fronte e nas patas. Alguns pássaros tiveram as asas lesionadas, um até sem a asa e outros com a pata onde a anilha era colocada. Agora, estas aves passarão por quarentena para serem tratadas, reabilitadas e reinseridas na natureza.

“O trabalho no município continuará de forma ostensiva para combater esta prática criminosa. Estamos, aos poucos, efetuando prisões e flagrantes necessários”, comentou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.

CONSCIENTIZAÇÃO

A secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, visando dar uma destinação diferente aos materiais apreendidos pela Guarda Ambiental, desenvolveu um projeto socioeducativo denominado Gaiolas Abertas – em parceria com a autarquia municipal, Fundação Criança.

A iniciativa busca incentivar e instruir, por meio da educação ambiental e social, a preservação de aves na natureza, assim como reduzir ações predatórias, transformando e ressignificando os objetos apreendidos, dando a eles nova funcionalidade e os transformando em arte.

A exposição destes artesanatos acontece no piso L2 do Shopping Golden Square até o dia 30/10, com a ideia de sensibilizar os visitantes usando gaiolas abertas. A visitação é gratuita.