GCM de S.Bernardo completa 23 anos e celebra integração com as polícias

Mais visitadas

Cerimônia de aniversário da guarda, realizada nesta sexta-feira, foi marcada por homenagens das polícias à corporação

GCMs
GCM de S.Bernardo completa 23 anos e celebra integração com as polícias. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo completou 23 anos nesta sexta-feira (12/8) e, para comemorar as mais de duas décadas de criação da corporação, a Secretaria de Segurança Urbana realizou cerimônia no Teatro Inezita Barroso, no bairro Santa Terezinha. O evento foi marcado por homenagens aos guardas e pela celebração de inédita integração da GCM com as demais forças policiais do Estado.

Durante o evento, representantes da cúpula das Polícias Civil e Militar destacaram a mudança na política de atuação da GCM de São Bernardo nos últimos cinco anos. “Não há como fazer segurança pública sem a participação de todas as forças de segurança e de todos os atores da sociedade. Quando cheguei à região, tive a satisfação de encontrar em São Bernardo uma GCM completamente integrada às nossas policiais. Só assim vamos vencer a criminalidade”, frisou o comandante da PM no Grande ABC, o tenente coronel Marcelo Gonçalves Gaspar.

Comandante da GCM de São Bernardo, Carlos César Ferreira também frisou o papel da corporação no combate à criminalidade no município, citando as principais ações da guarda para a preservação do sossego e da integridade da população, como a Operação Noite Tranquila, que visa coibir festas clandestinas na cidade. Para o delegado Ronaldo Tossunian, da Delegacia Seccional de São Bernardo, a sintonia da GCM com as polícias tem refletido na redução dos índices criminais na cidade. “A GCM de São Bernardo é um exemplo para o Brasil”, bradou.

aniversário da GCM de São Bernardo
Cerimônia de aniversário da guarda, realizada nesta sexta-feira, foi marcada por homenagens das polícias à corporação. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

MUDANÇA

 A guinada no resgate do protagonismo da GCM de São Bernardo é fruto da política implementada ainda no primeiro ano da gestão do prefeito Orlando Morando, em 2017. Para comandar a pasta de Segurança Urbana, o chefe do Executivo conduziu um quadro com longo currículo dedicado à segurança pública: o coronel Carlos Alberto dos Santos, que é policial militar reformado. “Trabalhamos de forma diferente do que era no passado, o que levou a GCM de São Bernardo a ser referência para outras cidades. Hoje, nossa corporação troca informações com as outras instituições de segurança, executam operações conjuntas e tomam decisões alinhadas”, explicou o secretário, ao citar os investimentos da administração para devolver aos GCMs a dignidade de condições de trabalho, como a aquisição de novo armamento, a renovação da frota de viaturas, as melhorias na estrutura da corporação, com a criação de inspetorias regionais e o aperfeiçoamento profissional.

OPERAÇÕES

A integração da GCM com as Polícias Civil e Militar tem sido colocado na prática com diversas operações conjuntas, como as ações da Operação São Bernardo Mais Segura, que conta com centenas de viaturas e agentes das três forças de segurança no policiamento ostensivo, além das frequentes operações visando desmantelar esquemas de furtos de cabos elétricos no município, crime que tem sido registrado com frequência.

Durante a cerimônia desta sexta-feira, a administração também homenageou o GCM 1ª Classe Luiz Carlos Laurentino, que foi eleito o GCM do ano por acumular diversas atuações em ocorrências de destaque. Além dos agentes policiais, acompanharam o ato em homenagem à corporação diversos secretários, vereadores e representantes da sociedade civil.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações