VOLTAR
  • Cidades

GCM de S.Bernardo captura homem por furto de cabos elétricos; Veja vídeo

Criminoso foi pego em flagrante pela corporação quando retirava fios pertencentes a uma farmácia

  • Criminoso foi pego em flagrante pela corporação quando retirava fios pertencentes a uma farmácia.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 06/07/2022
  • Compartilhar:

Criminoso foi pego em flagrante pela corporação quando retirava fios pertencentes a uma farmácia

Em mais uma ação da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo visando combater o furto de cabos elétricos, públicos e privados, no município, um homem foi capturado pelos agentes quando tentava roubar parte da fiação de um estabelecimento, na madrugada desta quarta-feira (06/07).

A GCM identificou a prática através das câmeras de vigilância que integram a CIM (Central Integrado de Monitoramento). Ao se descolarem até o local, uma farmácia localizada no Centro, os guardas encontraram o homem ao lado do painel de eletricidade, que fica do lado de fora do estabelecimento e não possuía cadeado. Com ele, foram encontrados pedaços de fios, além de um alicate turquesa, um estilete, cinco facas, duas chaves de fenda e uma chave de boca. Aos GCMs, o suspeito admitiu que estava furtando os fios.

O homem foi conduzido pelos guardas ao 1º DP de São Bernardo, onde a ocorrência foi registrada. Ele foi preso em flagrante e responderá por tentativa de furto. A pena para esses crimes, de acordo com o Código Penal, é de um a quatro anos de detenção. Como o delito foi praticado durante a noite, essa condenação pode aumentar em um terço.

OPERAÇÕES

A Secretaria de Segurança Urbana, comandada pelo secretário Coronel Carlos Alberto dos Santos, intensificou as ações visando desmantelar esquema de furto de fios elétricos na cidade, sobretudo de equipamentos públicos e de cabeamentos que impactam na iluminação pública e semafórica.

Em maio, a GCM e a Polícia Civil deflagraram a Operação Moiras. A ação resultou na prisão de três pessoas, sendo duas por receptação e uma por furto de cabos em flagrante. Após a operação, a Secretaria de Segurança Urbana identificou queda de 50% desse tipo de delito no último mês. “A nossa estratégia para acabar com esse tipo de crime é de, além de realizar o policiamento ostensivo e preventivo, focar nos receptores. Por isso, a integração entre a GCM e a Polícia Civil é importante, até do ponto de vista de inteligência”, explicou Carlos Alberto.

fios roubados de farmácia

Criminoso foi pego em flagrante pela corporação quando retirava fios pertencentes a uma farmácia. Foto: Divulgação