VOLTAR
  • Cidades

GCM de Diadema inibe 25 pancadões durante o Carnaval

Operação Paz e Proteção contou com apoio da PM para coibir aglomerações na cidade durante o feriado

  • GCM de Diadema inibe 25 pancadões durante o Carnaval.
    Foto: Divulgação/PDA
  • Por: Redação
  • Publicado em: 03/03/2022
  • Compartilhar:

Operação Paz e Proteção contou com apoio da PM para coibir aglomerações na cidade durante o feriado

gcm combatendo pancadão

GCM de Diadema inibe 25 pancadões durante o Carnaval. Foto: Divulgação/PDA

O comando da GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema divulgou nesta quinta-feira (03/03) o relatório final da Operação Paz e Proteção especial de Carnaval. A ação, que contou com o apoio da Polícia Militar, começou na sexta-feira (25/02), e terminou na madrugada desta quarta-feira de cinzas (02/03). Nesse período, a GCM de Diadema inibiu a ocorrência de pancadões e outras festas/aglomerações clandestinas em 25 locais da cidade.

Segundo o relatório, a GCM de Diadema totalizou 214 pessoas abordadas/revistadas; 116 veículos vistoriados (sendo 79 motos e 37 carros); 11 apreensões (9 motocicletas, 2 automóveis); 69 autos de infração de trânsito; 1 pessoa conduzida ao DP; e 4 boletins de ocorrência.

Durante a operação, a GCM também fiscalizou 17 estabelecimentos comerciais que estavam infringindo a legislação municipal. Desse total, 13 foram orientados e 4 advertidos.

Criada em 2021 pela Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema para melhorar a segurança pública municipal e prevenir pancadões, a Operação Paz e Proteção é executada pela GCM com apoio da PM e Polícia Civil. Até agora, foram realizadas mais de 600 operações dessas.

GCM impede invasão de terreno

Além da Operação Paz e Proteção, o efetivo da GCM de Diadema foi acionado e conseguiu evitar a invasão de uma área/terreno particular nas proximidades do Departamento de Limpeza Urbana, no Jardim Inamar.

A tentativa de ocupação que envolveu cerca de 350 pessoas começou na noite da sexta, 25/2, e se estendeu até a tarde do sábado. Com apoio da Guarda, a negociação com os invasores foi conduzida pelas secretarias municipais de Habitação e Desenvolvimento Urbano e a de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

Operação conjunta de trânsito

Equipes da GCM, PM e Fiscais de Trânsito da Prefeitura fizeram duas operações conjuntas na avenida Curió, Jardim Campanário, na divisa de Diadema com São Paulo. As blitze matutinas, no domingo, 27/2, e na terça, 1/3, tiveram como objetivo coibir o estacionamento irregular de visitantes do Zoológico e a ação intensa de flanelinhas naquela via.

Ao todo, 8 veículos foram autuados por estacionamento irregular.

Segundo a Secretaria de Transportes de Diadema, com essa ação foi possível evitar um problema recorrente na região de estacionamento em locais proibidos ou sobre calçadas, o que gera riscos de acidentes e compromete a fluidez da via. Por conta disso, o local vai ganhar mais sinalização e novas fiscalizações conjuntas.