VOLTAR
  • Cidades

GCM Ambiental de São Bernardo interrompe extração ilegal de palmito

Três criminosos foram presos após flagrante em acampamento clandestino no Parque Estadual Serra do Mar

  • Três criminosos foram presos após flagrante em acampamento clandestino no Parque Estadual Serra do Mar.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/06/2023
  • Compartilhar:

Três criminosos foram presos após flagrante em acampamento clandestino no Parque Estadual Serra do Mar

prisão de criminosos

Três criminosos foram presos após flagrante em acampamento clandestino no Parque Estadual Serra do Mar. Foto: Divulgação

A Guarda Ambiental de São Bernardo, unidade especializada da Guarda Civil Municipal (GCM), em operação conjunta com a Polícia Ambiental, prendeu neste sábado (3/6) três pessoas,– sendo um delas menor de idade – que faziam a extração ilegal de palmito juçara no centro da mata na Estrada do Capivari/Parque Itutinga Pilões, que fica dentro do Parque Estadual Serra do Mar.

O policiamento na região começou no fim da tarde de sexta-feira (2/6) e adentrou a madrugada de sábado. Os criminosos foram flagrados em um acampamento clandestino, com fogueira, no meio da mata. No local, foram encontradas ferramentas para o corte do palmito, além de panela e colchões. “Essa é uma grande atuação da nossa Guarda Ambiental. O rancho onde os criminosos estavam foi totalmente destruído e foram apreendidos 21 palmitos, além de 20 feixes de guaricana”, explicou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.

O caso foi registrado como crime ambiental consumado, sendo que o menor de idade está sendo investigado por ato infracional análogo ao crime ambiental. Os suspeitos foram encaminhados ao 3º DP de São Bernardo e estão à disposição da Justiça. “Essa ação demonstra o quanto a Administração se preocupa com o crime ambiental e não poupa esforços para cuidar do nosso patrimônio natural. Nossa GCM está de parabéns por desmontar essa extração ilegal na Serra do Mar”, destacou o prefeito Orlando Morando.

palmito juçara

GCM Ambiental de São Bernardo interrompe extração ilegal de palmito juçara. Foto: Divulgação/PSBC

EXTRAÇÃO PREDATÓRIA

A extração predatória do palmito juçara é proibida por lei no Brasil e é considerada crime ambiental, pois a sua extração prejudica o ecossistema da Mata Atlântica, bem como a saúde humana. O palmito extraído ilegalmente é levado aos acampamentos e ali são cozidos e embalados em condições precárias de higiene, causando uma das principais doenças pelo consumo inadequado, o botulismo.

A pena para quem é pego extraindo ou transportando ilegalmente é de três meses a um ano de detenção e multa de R$ 100 a R$ 300 por cada árvore derrubada.

Veja vídeo da prisão