VOLTAR
  • Cidades

Funcionários do Metrô entram em greve nesta quinta-feira

De acordo com o Sindicato dos Metroviários, linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata serão paralisadas  

  • Funcionários do Metrô entram em greve nesta quinta-feira.
    Foto: Diogo Moreira
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/03/2023
  • Compartilhar:

De acordo com o Sindicato dos Metroviários, linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata serão paralisadas

metrô em são paulo

Funcionários do Metrô entram em greve nesta quinta-feira. Foto: Diogo Moreira

Os metroviários de São Paulo decidiram que farão uma greve a partir das 00h desta quinta-feira (23/03). A definição ocorreu após em assembleia na sede do Sindicato do metroviários na noite desta quarta-feira (22/03).

Segundo a entidade sindical, a operação das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata será paralisada. Enquanto, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, administradas respectivamente pela ViaQuatro e ViaMobilidade, vão funcionar normalmente.

“Devido intransigência do governo e direção do Metrô a categoria decretou greve a partir das 00h de 23/3 exigindo que a empresa pague nossos direitos.

Exigimos também o fim das terceirizações e abertura imediata de concurso público mediante o quadro defasado de funcionários”, informou o sindicato.

Membros do sindicato e do Metrô participaram de uma audiência de conciliação no TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região), mas acabou sem acordo. Os funcionários criticam a falta de propostas de pagamento de abono e reivindicam novas contratações por meio de concurso público.

O TRT-2 indeferiu também uma liminar a pedido do Metrô para fixar quantitativo mínimo de funcionamento dos trens caso ocorra a greve. “Na decisão, foi acatada a liberação das catracas, método proposto pelo sindicato dos trabalhadores para afastar a possibilidade de danos à população”, informou o órgão por nota oficial.

greve dos metroviários

De acordo com o Sindicato dos Metroviários, linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata serão paralisadas. Foto: Divulgação