VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Festival Multicultural acontece neste domingo no Paço de Sto.André

Evento reunirá mais de 100 empreendedores de economia criativa que vão comercializar itens de moda, vestuário, artesanato, artes plásticas, decoração, alimentação, entre outros

  • Evento reunirá mais de 100 empreendedores de economia criativa que vão comercializar itens de moda, vestuário, artesanato, artes plásticas, decoração, alimentação, entre outros.
    Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio
  • Por: Redação
  • Publicado em: 28/11/2019
  • Compartilhar:

Evento reunirá mais de 100 empreendedores de economia criativa que vão comercializar itens de moda, vestuário, artesanato, artes plásticas, decoração, alimentação, entre outros

 

Evento reunirá mais de 100 empreendedores de economia criativa que vão comercializar itens de moda, vestuário, artesanato, artes plásticas, decoração, alimentação, entre outros. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

 

Mais de 100 empreendedores da economia criativa de Santo André e da região do ABC vão expor e comercializar seus produtos neste domingo (1º) no Festival Multicultural, que acontece no estacionamento do Paço Municipal, a partir das 10h. A abertura do evento, realizado pela Secretaria de Cultura por meio do programa Santo André de Múltiplos Tons, ficará por conta da companhia de teatro Pia Fraus.

Até as 18h, quem for ao local poderá comprar peças de vestuário, brechós, itens de artes plásticas, artesanato, conferir a feira de vinil, itens de decoração e alimentação, além de assistir apresentações musicais e aproveitar atividades de lazer do programa Domingo no Paço.

A reunião destes empreendedores que atuam na economia criativa é fruto da articulação proporcionada pelas ações do programa Santo André de Múltiplos Tons, que tem como objetivo viabilizar e potencializar as expressões culturais dos diversos segmentos, coletivos e grupos culturais do município. A ideia é oferecer um canal de diálogo entre a Secretaria de Cultura e as ações culturais produzidas nos bairros, fortalecendo a cultura local e a participação social desses grupos na formulação de políticas culturais.

“O Festival Multicultural de Santo André é uma feira cultural de economia criativa e esta edição, que é a segunda deste ano, celebra um trabalho realizado durante todo o ano para fortalecer e potencializar a capacidade desta rede de produtores que existe na cidade”, destacou o coordenador do programa, Marcelo Dorador. O evento conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, por meio do Departamento de Apoio ao Trabalhador.

Educação em Movimento

Neste domingo, quem for ao Paço Municipal vai poder participar também das atividades do evento de encerramento das ações deste ano do programa Educação em Movimento, realizado nas unidades da rede municipal de ensino. A iniciativa, que acontece das 9h às 13h, tem como objetivo propagar, para além das escolas, as ideias defendidas pelo programa, que são o combate ao sedentarismo, à obesidade infantil, o estímulo a atitudes saudáveis e uma boa qualidade de vida.

O encontro proporcionará aos alunos da rede e seus familiares, além do público em geral, a participação em uma caminhada em volta do Paço, aferição de pressão, massagens, aplicação de reiki, aula de zumba, alongamento e ginástica. Em parceria com os Cesas (Centros Educacionais de Santo André), serão oferecidas também atividades recreativas para as crianças, como escultura de balões e pintura facial. Todas as atividades serão oferecidas por meio de parcerias e trabalho voluntário, sem custos para o município.

Na rede municipal, o programa Educação em Movimento atua em uma perspectiva direta com aproximadamente 40 mil alunos das 41 creches, 51 Emeiefs e seis Centros Públicos de Formação Profissional. Trata-se de uma ação multidisciplinar, sendo necessários diferentes departamentos municipais articulando em conjunto para execução das ações.

Destacam-se nesse trabalho as secretarias de Educação, Esporte e Prática Esportiva, Saúde, Craisa e Comunicação. A iniciativa visa também atuar diretamente sobre o acompanhamento médico das crianças com obesidade e obesidade grave. Os alunos que tiverem o problema detectado recebem uma documentação da escola para atendimento imediato nas Unidades Básicas de Saúde.