VOLTAR
  • Economia

Feirão de Aniversário de São Bernardo supera público de 3,1 mil pessoas

Foram 1.800 vagas disponibilizadas por 50 empresas de variados ramos, de gastronomia a supermercados, saúde, construção e indústria

  • Feirão de Aniversário de São Bernardo supera público de 3,1 mil pessoas.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 25/08/2023
  • Compartilhar:

Foram 1.800 vagas disponibilizadas por 50 empresas de variados ramos, de gastronomia a supermercados, saúde, construção e indústria

feirão do emprego

Feirão de Aniversário de São Bernardo supera público de 3,1 mil pessoas. Foto: Divulgação

“Espero que eu consiga trabalho de novo aqui no feirão de emprego de São Bernardo. No mesmo evento de aniversário da cidade no ano passado, tive sucesso, numa padaria”. É com esse espírito que a cozinheira Jioveniana Amélia dos Santos, de 49 anos, desempregada há 15 dias, destacou a expectativa positiva sobre a sua participação no feirão, efetivado nesta sexta-feira (25/08), nas dependências do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib. “Vim me candidatar para vagas na cozinha, gastronomia, confeitaria, área que gosto muito e tenho mão para isso. Deixei bastante currículo”, emendou.

O feirão de aniversário começou a receber o público por volta das 4h da manhã. O evento, em alusão aos 470 anos de São Bernardo, superou marca de 3,1 mil pessoas em busca de colocação no mercado de trabalho, seja como estágio, primeiro emprego ou reinserção. Com o conceito de incentivo à geração de novas oportunidades, a iniciativa contou com mais de 1.800 vagas – incluindo voltadas a PCDs (Pessoas com Deficiência) – para todos os níveis de escolaridade, disponibilizadas por 50 empresas de variados ramos, de gastronomia a supermercados, saúde, construção e indústria.

“É modelo de oferta de emprego que se tornou regional, tamanho sucesso. Sabemos da demanda e desafio enfrentado no País. Diante deste cenário, começamos na Esplanada do Paço e fomos melhorando a estrutura, oferecendo boa recepção, atendimento e acolhimento. Hoje está consagrado como grande ação, em local fechado e coberto. São Bernardo é a cidade do trabalho e, naturalmente, adaptamos às mudanças no formato e perfil: já foi do carvão, dos móveis, continua sendo dos automóveis, mas agregando também serviços, comércio e logística”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

A ação simboliza a política pública consolidada de geração de postos de trabalho e renda. Moradora do Baeta Neves, Maria Aparecida Pereira, de 58 anos, deixou o feirão com data e horário para levar documentação em uma das empresas participantes, elogiando a realização do evento. “Esse feirão é uma benção. Na próxima segunda-feira, dia 28, já vou na empresa entregar meus documentos. Me coloquei para a função de auxiliar de limpeza. Faço de tudo um pouco na vida e quero trabalhar, ganhando honestamente. Vejo que feirão deste tipo é a melhor coisa que a Prefeitura pode fazer pelas pessoas.”

A lista de empresas participantes registrou novidades para esta edição. Entre elas, a inclusão da Santos Brasil, empresa de operação portuária de logística, que marcou presença pela primeira vez no feirão. “É um feirão muito organizado. Surpreende mesmo tendo experiência de 10 anos neste tipo de evento. Conseguimos levantar número grande de currículos e, agora, vamos analisar tudo. Somos o maior complexo portuário da América Latina e temos unidades em São Bernardo, Baixada Santista, Santa Catarina, Pará e Maranhão, por exemplo. Estamos olhando o todo. Na cidade, principalmente, às vagas de logística, operação e administrativo.”

A Construtora Patriani também participou do feirão. O CEO da empresa, Bruno Patriani, foi até o Ginásio Poliesportivo falou com a reportagem do ABCD Jornal sobre a importância do Feirão de Empregos de São Bernardo.

Veja vídeo:

Analista de gestão de pessoas do Hospital Santa Marcelina, a psicóloga Tatiana Pimenta se disse “encantada com o evento”. “Uma organização impecável. É visível o cuidado de todos os envolvidos com o público, desde oferta de lanche, local para cópia e elaboração de currículos, espaço para deixar as crianças. Conseguimos identificar diversos candidatos potenciais. Alguns saíram com data e hora de entrevista.” A unidade São Bernardo do hospital registra cerca de 400 colaboradores – no total, a rede contabiliza em torno de 20 mil funcionários.

SERVIÇOS

Com reconhecimento de ampla estrutura, o feirão de emprego de São Bernardo, montado pela Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, realizou, entre os atendimentos complementares, 130 de vacinação e 14 para o espaço kids de recreação, direcionado ao público de seis meses a cinco anos.

prefeito Orlando Morando

Prefeito Orlando Morando diz que feirão de empregos superou expectativas. FOto: Divulgação