VOLTAR
  • Cidades

FDSBC oferece assistência jurídica no primeiro semestre de 2023

Direito de São Bernardo realizou um total impressionante de atendimentos por meio de seus diferentes programas de assistência jurídica


  • Por: Redação
  • Publicado em: 02/08/2023
  • Compartilhar:

Direito de São Bernardo realizou um total impressionante de atendimentos por meio de seus diferentes programas de assistência jurídica

fachada da Faculdade de Direito de São Bernardo

FDSBC oferece assistência jurídica no primeiro semestre de 2023. Foto: Divulgação

No primeiro semestre deste ano, a FDSBC – Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, consolidou ainda mais seu compromisso com a comunidade local ao oferecer uma gama abrangente de serviços de assistência jurídica gratuita por meio de diversos programas e postos de atendimento.

A instituição, reconhecida como uma das principais escolas de ensino jurídico do país, tem se destacado não apenas na formação de profissionais do Direito, mas também na promoção da justiça e cidadania.

Ao longo dos primeiros seis meses de 2023, a FDSBC realizou um total impressionante de atendimentos por meio de seus diferentes programas de assistência jurídica. Os números revelam o impacto positivo que essas iniciativas têm na vida dos moradores de São Bernardo do Campo:

Escritório-Escola

Sob a coordenação do Prof. Roberto Bahia, o Escritório-Escola ofereceu 3.351 atendimentos à população carente da região. Além de fornecer orientação jurídica, este posto de atendimento permite que estagiários, sob supervisão de advogados e professores, ajam efetivamente em casos como separações, divórcios, investigação de paternidade e questões alimentícias.

Orientação Jurídica na FDSBC

Desde sua criação em junho de 2001, este serviço tem sido um farol de orientação para os munícipes de São Bernardo do Campo. Com a coordenação pedagógica do Prof. Pedro Marini Neto, estagiários, sob a supervisão de assistentes jurídicos da Faculdade, ofereceram 923 orientações jurídicas nas áreas Trabalhista, Previdenciário, Direito do Consumidor, Reparação de Danos e peticionamento de ações para o Juizado Especial Cível.

CEJUSC

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania: A parceria entre a FDSBC e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo trouxe um novo patamar de atendimento jurisdicional à população. Com estagiários coordenados por docentes da Faculdade.

O Cartório Anexo do Juizado Especial Cível, sob a coordenação do professor Pedro Marini Neto, é um posto de atendimento da Direito São Bernardo que trata das causas com valor de até 20 salários mínimos que envolvem Direito do Consumidor, Ações de Cobrança, Indenização por Danos Morais e demais procedimentos norteados pela Lei 9.099/95.

Programa “Direito na Palma da Mão”

Há mais de 15 anos, este programa tem levado o conhecimento jurídico diretamente às comunidades, por meio de palestras e orientações em escolas de São Bernardo do Campo. Além de atender às dúvidas dos pais e familiares dos alunos, o serviço alcançou diversos interessados que buscam esclarecimentos sobre questões do Direito Civil, de Família, Trabalho, Penal, do Consumidor e Previdenciário.

A FDSBC se posiciona como um exemplo de compromisso social e responsabilidade com a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres legais. Ao oferecer assistência jurídica gratuita e qualificada, a instituição demonstra como a educação jurídica pode transcender os muros da academia e impactar diretamente na vida das pessoas e na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.