O governo do Estado e a Prefeitura de São Bernardo inauguraram nesta segunda-feira (20/05) a primeira unidade descentralizada da Farmácia de Alto, que passará a distribuir medicamentos especializados no Poupatempo (Rua Nicolau Filizola, nº 100, Centro). Serão atendidos no local 12 mil pacientes. Antes dessa inauguração, somente o Hospital Mário Covas, em Santo André, fazia a distribuição para 41 mil pessoas.
A Farmácia de Medicamentos Especializados irá funcionar de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 7h às 13h.
Em uma estrutura de 145 m², divididos em oito guichês, a FME irá distribuir 170 tipos de medicamentos (incluindo as fórmulas alimentares), indicados para 85 tipos de doenças, entre elas: Imunossupressores em Transplantes, Esquizofrenia, Parkinsion, Esclerose Múltipla, entre outras.
O governo estadual fez um investimento de R$ 150 mil para a implantação do serviço e mensalmente irá enviar R$ 64 mil para a manutenção do equipamento e pagamento dos funcionários. Ao todo, são 18 auxiliares de farmácia, dois farmacêuticos, um oficial administrativo e um coordenador.
A compra dos medicamentos que serão entregues na unidade do Poupatempo é de responsabilidade do Estado. Cabe ao município apenas a distribuição das doses. O secretário Estadual de Saúde também salientou que o Estado busca maneiras para normalizar a falta de medicamentos.
“Estamos regularizando a compra dos medicamentos e até o final de junho, iremos normalizar a entrega das doses que são adquiridos pelo Estado. Além disso, estamos trabalhamos em parceria com o Ministério, para solucionar o problema como um todo”, disse o secretário Estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira.
De acordo com o secretário, trata-se de um projeto piloto que vai ser avaliado em 90 dias, antes de expandir para Santo André (Poupatempo) e São Caetano (Atende Fácil. “Até o fim desse ano os dois novos postos também devem entregar o medicamentos”, disse ao dizer que a ideia é passar a ser agendada a entrega..
Germann acrescentou que também está em andamento estudo para ampliar a entrega dos medicamentos na residências dos pacientes. “Hoje 30% já recebem em casa e vamos ampliar”, afirmou.
A descentralização da Farmácia de alto custo é uma reivindicação antiga do Consórcio Intermunicipal do ABC, que engloba as sete Prefeituras, mas a negociação e o acordo são feitos por cada município.
“Quando assumimos a Administração fui até a Farmácia de Alto Custo do Mário Covas. Queríamos saber como os nossos pacientes estavam sendo atendidos e me deparei com uma enorme fila de espera. Apresentamos uma proposta ao governador João Doria para descentralizar a unidade e melhorar o atendimento. O que estamos entregando hoje, além de promessa cumprida, é uma verdadeira vitória para os usuários”, disse o prefeito Orlando Morando (PSDB).
Evento
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades entre elas coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio ABC, Geraldo Reple Sobrinho, e dos deputados estaduais Carla Morando (PSDB) e Coronel Paulo Nishikawa (PSL). O secretário executivo do Consórcio, Edgard Brandão, foi representando o prefeito de Paulo Serra (PSDB), presidente da entidade
Brandão afirmou que a proposta de descentralização da farmácia de alto custo é uma conquista para a região, pois o assunto é discutido pelas sete cidades há pelo menos oito anos e começou a ser discutido entre os municípios e Estado em 2011, por meio de articulação do Consórcio ABC.
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…
Ecovias reforçou que colabora com a PM Rodoviária e investiu na ampliação do sistema de…
Tráfego ficou lento do km 40 ao 49 do Rodoanel e causou transtornos ,principalmente nessa…