Diadema, que ganhou repercussão nacional com o caminhão Tempestade, volta a intensificar o combate aos pancadões. Em janeiro de 2025, o prefeito Taka Yamauchi (MDB) afirmou que a gestão usará todos os recursos disponíveis para eliminar essas festas clandestinas e garantir o sossego da população.
O prefeito reforçou que as medidas adotadas vão além da repressão policial e incluem ações sociais e culturais, mas destacou que o uso de equipamentos de dispersão será essencial. “Todas as medidas de infraestrutura e pronto atendimento em relação à segurança, como um caminhão de dispersão, serão necessárias para que possamos eliminar 100% dos pancadões da cidade”, declarou Taka.
O caminhão Tempestade foi criado em 2020 e teve grande destaque na mídia pela sua atuação em operações da Guarda Civil Municipal (GCM). O veículo, equipado com um jato d’água de alta pressão, foi projetado para dispersão de aglomerações e chegou a ser utilizado em diversas ações na cidade.
Agora, embora ainda não haja confirmação oficial sobre sua reativação, parte da população e veículos de comunicação já especulam a possibilidade de seu retorno. Enquanto isso, o prefeito se reuniu com o secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), para solicitar mais investimentos na área e reforço policial.
A meta da gestão municipal é zerar os pancadões e garantir a tranquilidade da população.
Vídeo de 2020, quando o caminhão Tempestade estava ativo em Diadema.
Ver essa foto no Instagram