VOLTAR
  • Cidades

Falta de médicos no Quarteirão da Saúde de Diadema irrita pacientes

Início do plantão deste domingo contava com apenas um médico na Pediatria onde surgiram as reclamações; Prefeitura diz que dois profissionais faltaram  

  • Mães compram remédios para crianças internadas no Quarteirão da Saúde de Diadema.
    Foto: Divulgação/PDA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/06/2022
  • Compartilhar:

Início do plantão deste domingo contava com apenas um médico na Pediatria onde surgiram as reclamações; Prefeitura diz que dois profissionais faltaram

quarteirão da saúde

Falta de médicos no Quarteirão da Saúde de Diadema irrita pacientes. Foto: Divulgação/PDA

Os moradores que procuraram por atendimento no setor de Pediatria do Quarteirão de Saúde de Diadema, neste domingo (19/06), encontraram no início do plantão apenas um médio. O fato gerou demora e irritação dos pais.

Um morador do bairro Serraria, 45 anos, levou a filha,  5 anos, e teve de esperar durante 3 horas para ser atendido. “O hospital alegava que não tinha médico no plantão, pois era domingo.  Estávamos em uns 20 pais, somente depois que briguei e fiz barraco que apareceu outro médico pra ajudar a atender”, afirmou.

A Prefeitura informou que a escala de plantão do Pronto Socorro Central iniciou com um médico em cada porta (um na clínica médica, outro na pediatria) e um médico na emergência.

“O quadro estava incompleto devido a um médico ter apresentado atestado e outro médico ter faltado sem justificativa até o momento. Diante do cenário e visando reduzir o impacto no atendimento, foram tomadas todas as medidas cabíveis para captação de novos profissionais para recompor o quadro médico o mais rápido possível e, no momento (por volta das 15h), o quadro está completo”, informou a Prefeitura.

Questionamento

O vereador de oposição Eduardo Minas (Pros) avalia que que a falta de médicos piorou na cidade com a mudança no contrato SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que envolve a terceirização do serviço.

Minas disse que a renovação feita em maio “piorou” o serviço. “A saúde de Diadema está entregue nas mãos da SPDM, que assumiu inicialmente as unidades básicas de saúde e depois fomos surpreendidos com o Pronto socorro do Quarteirão, o Ambulatório do Quarteirãom, e, agora, SAMU”, afirmou.

“O contrato foi feito sem licitação. Já fizemos a denúncia no Ministério Público e um inquérito foi instaurado”, afirmou o parlamentar.    “Depois da terceirização veio a quarteirização, pois houve a  contratação de uma empresa chamada Medtrust, que contrata médicos na qualidade de PJ. Resumindo: o vínculo com o serviço é precário. Não estão conseguindo contratar porque  falta estrutura, o  ambiente é inadequado e a contratação a título precário não estabelece relação saudável  entre profissionais e municipalidade”, completou.

De acordo com o vereador, a atual administração assinou, sem prévia licitação, contrato de gestão dos serviços da rede básica de saúde na cidade, ao valor de R$ 79,4 milhões, pelo prazo de quatro anos. O acerto de forma direta, celebrado pela Secretaria Municipal de Saúde, chefiada por Rejane Calixto, se deu com a SPDM, com reestruturação do escopo da OS (Organização Social) na atuação à frente de equipamentos de UBSs – são 20 unidades ao todo –, e início da vigência desde agosto do ano passado.  O contrato de gestão tem o número 1/21. “ O novo vínculo abre alternativa a subcontratações de serviços, como de limpeza”, afirmou Eduardo Minas.

Por meio de nota, a Prefeitura afirmou que o contrato existe na cidade desde 2022 e o que houve foi uma mudança no modelo de contratação. “É importante frisar que a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) já atua no município desde 2002, portanto, não há terceirização. Desde maio, houve mudança apenas o modelo de contratação, já que a partir de agora a SPDM cuida também do gerenciamento da unidade com responsabilidade sobre atingimento de metas e indicadores”, finalizou a administração.