Fábricas de Cultura realizam semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha 

Mais visitadas

Com rodas de conversa, apresentações musicais e bate-papos, o canal do YouTube das Fábricas de Cultura estará movimentado de 26 a 30 de julho para celebrar a data

apresentação musical
Fábricas de Cultura realizam semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Foto: Divulgação/Iza Guedes

As Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul da capital paulista, de Osasco e Diadema, na Região Metropolitana, e Iguape, no Vale do Ribeira, estão com uma agenda animada para o mês de julho. Confira os destaques:

A celebração em destaque nas Fábricas de Cultura é o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/07). De 26 a 30 de julho, a partir das 16h, o canal do YouTube das Fábricas de Cultura será ocupado por um bate-papo e cinco apresentações de sucessos da MPB interpretados por artistas negras. A Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha propõe homenagens e reflexões sobre como as mulheres negras são tratadas socialmente e culturalmente nos dias de hoje, com problemáticas que foram herdadas desde a escravidão. No Brasil, a data também homenageia a líder quilombola Teresa de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo negro e indígena.

Em 2022, a data que faz referência ao momento em que mulheres de diversos países, após um longo período de luta conjunta, se reuniram na República Dominicana para o primeiro encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, completa 30 anos. Neste marco simbólico de resistência e persistência, com objetivo de homenagear as mais velhas que abriram o caminho para que as mais novas possam dar continuidade à essa construção, a Fábrica de Cultura Diadema convidou quatro ativistas e intelectuais para uma roda de conversa com reflexões sobre a situação atual e o propósito para os próximos 30 anos dessa luta.

No dia 26 de julho, às 19h, a unidade Diadema realiza a Roda de Trocas: Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha que será transmitida pelo YouTube das Fábricas de Cultura. Participam deste encontro a atriz Mércia Magalhães; a coordenadora do GT Mulher do MNU (Movimento Negro Unificado) Rosângela França; e as educadoras sociais Neia Bueno e Márcia Damasceno.

As celebrações continuam na Fábrica de Cultura Capão Redondo com a oficina Estética Negra e Cabelos Afros com Quero Trançada e a Louca das Tranças, afro-empreendedoras do Capão Redondo. A partir das 14h, ambas farão uma vivência contando histórias de cabelos e vidas, considerando a sensibilidade do toque e ensinamentos de cuidados que colaboram com a autoestima e fortalecem as identidades.

Ainda neste mês: Rock, cultura geek e muita música

O dia 23 de julho será movimentado em diversas unidades das Fábricas de Cultura com atividades para todos os gostos. Começando em Osasco, com a Caravana Lúdica que reunirá jogos de diferentes épocas e partes do mundo feitos em madeira reciclável, tecido, tinta e pirógrafo na praça em frente a unidade a partir das 13h.

Já na Zona Sul, a unidade Capão Redondo recebe às 18h30 o Cultura na Calçada com o circuito Nordeste Aqui – Arraiá na Kombi, projeto que leva ao público uma atmosfera sonora que reverencia as tradições da cultura nordestina, apresentando ritmos tais como Baião, Xote, Coco e Xaxado, e tudo dentro de uma kombi. Os festejos julinos continuam na Fábrica de Cultura Brasilândia com a Festa Julina da Brasa, que vai começar às 12h com apresentações de dança típicas do nordeste e muito sertanejo com a dupla Guilherme e Leonardo. Ainda haverá oficinas, gincanas, piscina de bolinhas, cama elástica e pipoca e algodão doce para todos.

A música será o carro chefe da programação do dia 23 de julho na Fábrica de Cultura Jardim São Luís. Às 18h, a unidade recebe Paulinho FDS, músico nascido na região e conhecido por ter encabeçado o popular grupo de samba “Fim de Semana”, que abrirá o show do grupo de pagode Doce Encontro. A partir das 20h, o grupo apresentará grandes sucessos da carreira, como Alucinado, Lugares Proibidos, Sem Razão, e Homem Perfeito.

Os fãs de teatro também terão espaço neste mês com o espetáculo Godspell – Dia , Dia, da companhia teatral JS. O musical conta a história de amor que transcende séculos através de um jogo teatral mesclando comédia e poesia. De forma divertida e simbólica, um grupo de pessoas avessas e incrédulas, arquétipos da sociedade pós-moderna tem seus caminhos cruzados por Jesus. A apresentação será no dia 23 de julho, às 15h, na Fábrica de Cultura Jaçanã.

Já a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape promoverá no dia 26 de julho, às 14h, a atividade Nossa Linguagem. A partir da leitura mediada do livro “A África que você fala”, a equipe de Biblioteca convida o público para refletir sobre questões abordadas na obra sobre as palavras de matrizes africanas que fazem parte do nosso cotidiano.

O mês nas Fábricas de Cultura será finalizado com uma agenda voltada para a cultura pop. No dia 31 de julho, a partir das 9h, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe a 2ª edição presencial da PerifaCon, a Convenção Nerd das Favelas. A primeira edição aconteceu em março de 2019, com ajuda de financiamento coletivo, e reuniu cerca de 7 mil pessoas na Fábrica de Cultura do Capão Redondo.

Ainda na Zona Norte, a unidade Vila Nova Cachoeirinha celebra o Dia do Rock (13/07) com uma homenagem ao movimento Punk Rock. No Rock in Fábrica, a unidade convida as bandas: Cólera, Dona Olga, Febre Terçã e Invasores de Cérebro para participarem de um show que valoriza as bandas da Zona Norte que fizeram, e ainda fazem, a diferença desse estilo na cidade de São Paulo, onde tudo começou há mais de 30 anos. A celebração acontece no dia 31, às 13h.

Confira a programação completa no site das Fábricas de Cultura. Atualmente, as unidades recomendam o uso de máscaras nos espaços internos. No caso de Diadema, o uso é obrigatório devido ao decreto municipal nº 8.154. O programa Fábricas de Cultura é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

SERVIÇO:

FÁBRICA DE CULTURA DIADEMA

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

RODA DE TROCAS: DIA DA MULHER NEGRA LATINO AMERICANA E CARIBENHA

26/7 – Terça-feira – 19h

Atividade Livre.

Online: Youtube

FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

FESTA JULINA DA BRASA

Cultura Tradicional

23/7 – Sábado – 12h

Classificação Indicativa: Atividade Livre

Presencial na unidade.

PERIFACON

31/7 – Domingo – 9h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

GODSPELL, DIA DIA – CIA TEATRAL JS

23/7 – Sábado – 15h

Classificação Indicativa: A partir de 12 anos

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

ROCK IN FÁBRICA

31/7 – Domingo – 13h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

ESTÉTICA NEGRA E CABELOS AFROS COM QUERO TRANÇADA E A LOUCA DAS TRANÇAS

28/7 – Quinta-feira – 14h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

NORDESTE AQUI | ARRAIÁ NA KOMBI [ESTÚDIOS]

23/7 – Sábado – 18h30

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

PAULINHO FDS (SHOW DE ABERTURA) + GRUPO ‘DOCE ENCONTRO’

23/7 – Sábado – 18h | 20h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 DE IGUAPE

Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300

NOSSA LINGUAGEM – COM EQUIPE DE BIBLIOTECA

26/7 – Terça-feira – 14h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 DE OSASCO

Rua Santa Rita, s/nº – Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600

CARAVANA LÚDICA

23/7 – Sábado – 13h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

TODAS AS UNIDADES

ABERTURA DA SEMANA DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA [ESTÚDIOS]

26/7 – Terça-feira – 16h: ABERTURA

27/7 – Quarta-feira – 16h: DONA DUDA

28/7 – Quinta-feira – 16h: ANA AOAS

29/7 – Sexta-feira – 16h: CAMILA BENEDICTO

30/7 – Sábado – 16h: VIVIANE ABRAHÃO

30/7 – Sábado – 16h30: BATE-PAPO DE ENCERRAMENTO

Atividade Livre.

Online: Youtube

Funcionamento das unidades:

De terça a sexta, das 9h às 19h.

Unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã: Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*

Unidades Brasilândia, Capão Redondo e Diadema: Aos sábados das 9h às 17h.*

Unidade Osasco: de terça a sexta das 9h às 18h.

Funcionamento das bibliotecas:

De terça a sexta, das 9h às 19h. Aos finais de semana e feriados, das 11h às 17h*

Exceto a unidade Capão Redondo, que aos sábados atende das 9h às 14h.

*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).

Devido à pandemia da Covid-19, parte da programação cultural vem ocorrendo de forma on-line*. Todas as atividades são gratuitas. Saiba mais no hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura.

*Sujeito às mudanças mediante orientações dos órgãos responsáveis.

SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2022, as Fábricas de Cultura – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações