VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Exposição fotográfica sobre Paranapiacaba estreia no Atrium

Depois de exibida na vila inglesa, mostra entra em cartaz neste sábado

  • Exposição “Visões da vila ferroviária” estreou em julho de 2018 na 18ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba.
    Foto: Divulgação/Edu Guimarães
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 29/01/2019
  • Compartilhar:

 Depois de exibida na vila inglesa, mostra entra em cartaz neste sábado

 

exposição

Exposição “Visões da vila ferroviária” estreou em julho de 2018 no Festival de Inverno de Paranapiacaba. Foto: Divulgação/Edu Guimarães

 

A magia de Paranapiacaba se mostra renovada cada vez que se mira o olhar para um ponto de suas construções, do vermelho predominante nos imóveis antigos, na ferrugem dos trilhos, de peças e até locomotivas no pátio ferroviário. É como se a vila tivesse vida própria. Vida esta enriquecida pelos moradores que ajudaram e ajudam a manter este lugar pulsando, mesmo com todas as dificuldades.

Mostrar um pouco desse encantamento que a vila proporciona é o motivo da exposição “Visões da vila ferroviária”, que entra em cartaz neste sábado (02/02), no Atrium Shopping, em Santo André. As 30 fotografias que compõem a série trazem mais do que simplesmente os pontos turísticos.

A ideia sempre foi mostrar algo novo, mesmo para quem já conhece o local e também servir de convite para aqueles que ainda não conhecem este lugar de tamanha importância histórica para o Grande ABC e todo o País”, explica o repórter fotográfico Edu Guimarães, autor das imagens.

Além de uma pequena amostra das belezas da vila, as fotos procuram o humano. Seja explicitamente, como num retrato, ou implicitamente, em pequenas interações dos moradores com o local ou em cenas do cotidiano.

A exposição “Visões da vila ferroviária” estreou em julho de 2018 na 18ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba. “Participar do FIP foi muito gratificante e importante, já que foi lá que este material nasceu. Mas poder expor em um espaço como o Atrium é excelente porque permite que muitas outras pessoas tenham contato com a vila”, diz o fotógrafo.

A visitação estará aberta ao público a partir das 18h30, na loja 200, no piso térreo do shopping, e ficará disponível durante todo o mês de fevereiro. A entrada é gratuita.

Serviço

Visões da vila ferroviária *

Atrium Shopping (loja 200. Corredor à direita da entrada)
Rua Giovanni Battista Pirelli, 155, Vl. Homero Thon, Santo André/SP.
Tel.: (11) 3135-4500
www.atriumshopping.com