Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Ex-governador João Doria se desfilia do PSDB após 22 anos no partido

Político divulgou carta à imprensa na manhã desta quarta-feira 

Última atualização: 23/10/2022 16:48
Por Gislayne Jacinto
Publicado 23/10/2022
Compartilhar

Político divulgou carta à imprensa na manhã desta quarta-feira

joão doria
Ex-governador João Doria se desfilia do PSDB após 22 anos no partido. Foto: Divulgação

O ex-governador de São Paulo João Doria divulgou na manhã desta quarta-feira uma carta na qual comunica seu desligamento do PSDB, partido que estava filiado há 22 anos.

Doria deixa a sigla em um momento de crise. Ele sofreu resistência no partido para ser candidato a presidente da República e teve de desistir da disputa neste ano. Ele havia renunciado ao cargo de governador para entrar na corrida pelo Palácio do Planalto.  Desde então, se afastou da política e voltou para as suas empresas.

O empresário não apoia ninguém nesse segundo turno das eleições presidenciais disputada entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva. (PT).

Leia a íntegra do documento:

“Após 22 anos da filiação ao PSDB e seis anos de uma dedicada e intensa trajetória como prefeito de São Paulo e governador do Estado, comunico que formalizei junto ao diretório estadual do PSDB o meu desligamento do partido. Inspirado pelas ideias e virtudes de nomes como Franco Montoro, José Serra, Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso, busquei cumprir uma missão política e partidária pautada na excelência da gestão pública, num Estado menor e em favor de uma sociedade mais justa e menos desigual.

A omissão, a letargia e o imobilismo jamais fizeram parte da minha vida. Não cruzei os braços ao encarar problemas que afligem São Paulo e o Brasil. A exemplo de minha conduta como empresário, preferi encarar os desafios da vida pública com determinação, foco e resiliência.

Enquanto alguns atores da política se omitiam durante a mais grave pandemia dos últimos cem anos, lutei desde o início para que nosso povo tivesse acesso a uma vacina contra a Covid-19. Atuei, acima de tudo, pela defesa da vida e da saúde dos brasileiros. Jamais cedi ao negacionismo ou a falsidades que contrariam a ciência. Tenho muito orgulho do sucesso liderado por São Paulo que ajudou a salvar 124 milhões de vidas no Brasil, que tomaram a vacina do Butantã.

Comandei gestões transformadoras e ousadas que deixaram conquistas, que agora, pertencem ao povo de São Paulo. Entregamos o Novo Museu do Ipiranga, despoluímos o Rio Pinheiros, multiplicamos por dez as vagas em escolas de tempo integral, promovemos o crescimento econômico de São Paulo cinco vezes mais do que o Brasil, geramos mais de 2 milhões de novos empregos, modernizamos mais de 11 mil quilômetros de rodovias e ampliamos, substancialmente, o acesso a programas como Poupatempo e Bom Prato. Unimos, de forma inédita, o poder público e iniciativa privada em um Comitê Solidário que arrecadou mais de R$ 2 bilhões para combater a fome e a carestia. E criamos o Bolsa do Povo, o maior programa de assistência social e transferência de renda da história de São Paulo. Meu agradecimento ao Rodrigo
Garcia e à brilhante equipe que tivemos no governo de S. Paulo.

Reconhecido até por nossos adversários, o ótimo trabalho do PSDB na Prefeitura de São Paulo e no Governo do Estado permitiu a reeleição, em 2020, de meu querido e saudoso amigo Bruno Covas, para um novo mandato à frente da mais importante metrópole da América do Sul. Infelizmente, Bruno nos deixou cedo demais.

Não cedi a pressões e me mantive firme na defesa dos valores sociais e democráticos que aprendi com meu pai, um político cassado e exilado pela ditadura militar em 1964. Vencí todas as eleições das quais participei. Por três vezes fui eleito em prévias partidárias pelo voto soberano da maioria dos filiados do PSDB. Fui eleito no primeiro turno para Prefeito da capital paulista, em 2016. E em 2018 vencí a eleição para o governo de São Paulo. Sou e sempre serei um homem que se pauta pelo equilíbrio, diálogo, consenso e gratidão.

Encerro minha trajetória partidária de cabeça erguida. Orgulhoso pela contribuição que pude dar a São Paulo e ao Brasil, graças à generosidade e à confiança de todos aqueles que optaram pelo meu nome em três prévias e duas eleições. Com minha missão cumprida, deixo meu agradecimento e o firme desejo de que o PSDB tenha um olhar atento ao seu grandioso passado em busca de inspiração para o futuro. E sempre em defesa da democracia, da liberdade do progresso social.

João Doria”

Tags:desfiliaçãoex-governadorJoão DóriaPSDB

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Sueli Nogueira Auricchio faz homenagem póstuma à vereadora Sueli Nogueira com nome em Cise
Próximo artigo fachada do hospital nardini de mauá Em Mauá, jovem é localizado sem vida no telhado do Hospital Nardini

Últimas notícias

Em julho, São Bernardo sedia edição dos Jogos Regionais 2025
Em julho, São Bernardo sedia edição dos Jogos Regionais 2025
21/06/2025
m Sto.André, GATE é acionado e Parque Celso Daniel é fechado após localização de falso artefato
Em Sto.André, GATE é acionado e Parque Celso Daniel é fechado após localização de falso artefato
21/06/2025
Passageiro de moto de aplicativo morre durante assalto e atropelamento por ônibus em SBC
Passageiro de moto de aplicativo morre durante assalto e atropelamento por ônibus em SBC
21/06/2025
Pedido de casamento viraliza e cosplayers marcam cerimônia nórdica em Paranapiacaba
Pedido de casamento viraliza e cosplayers marcam cerimônia nórdica em Paranapiacaba
21/06/2025
Criança é resgatada após pé ficar preso em escada rolante no Shopping ABC. Foto: Reprodução
Criança é resgatada após pé ficar preso em escada rolante no Shopping ABC
21/06/2025

Recomendadas

Projeto "FUTURAS CIENTISTAS" mira na carreira científica de meninas e professoras da rede pública
DiademaPolítica

Projeto “Futuras Cientistas” mira na carreira científica de meninas e professoras da rede pública

20/06/2025
Com poucos meses de mandato, Akira Auriani já faz várias mudanças no quadro de secretários em Rio Grande da Serra
PolíticaDestaque 1Rio Grande da Serra

Com poucos meses de mandato, Akira Auriani já faz várias mudanças no secretariado

20/06/2025
Projeto da LDO 2026 da Prefeitura de São Bernardo tem aprovação unânime da Câmara
São BernardoPolítica

Projeto da LDO 2026 da Prefeitura de São Bernardo tem aprovação unânime da Câmara

20/06/2025
Gilvan defende escalonamento no pagamento de precatório em audiência na Câmara dos Deputados
Santo AndréPolítica

Gilvan defende escalonamento no pagamento de precatório em audiência na Câmara dos Deputados

17/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?