VOLTAR
  • Economia

Evento marca início de Ateliê Criativo que capacitará jovens em oficina de design

Projeto é patrocinado pela Braskem e idealizado pela Quest/Zeppelin e atenderá 60 alunos do ABCD e zona leste da Capital Paulista

  • Evento marca início de Ateliê Criativo que capacitará jovens em oficina de design.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/05/2023
  • Compartilhar:

Projeto é patrocinado pela Braskem e idealizado pela Quest/Zeppelin e atenderá 60 alunos do ABCD e zona leste da Capital Paulista

Ateliê Criativo

Evento marca início de Ateliê Criativo que capacitará jovens em oficina de design. Foto: Gislayne Jacinto

Um evento realizado nesta segunda-feira (15/05) marcou a  abertura do  “Ateliê Criativo”, que capacitará jovens a gerar renda por meio da reciclagem do plástico. Foram selecionados 60 participantes com idade entre 16 e 21 anos, de baixa renda do entorno das unidades da Braskem no Pólo do ABCD. O projeto é patrocinado pela Braskem e idealizado pela Quest/Zeppelin. A cerimônia contou com representantes da empresa, alunos e autoridades.

O curso conta com carga horária de 192h, duração de oito meses, em aulas realizadas duas vezes por semana. Os participantes terão acesso, por exemplo, a um laboratório com mobiliário completo em sala totalmente adaptada e equipada com ferramentas elétricas e manuais. Além disso, computadores, máquinas para reciclagem do plástico e a transformação dos insumos em utensílios, ou obras de arte, como trituradora, injetora, impressora 3D, máquina de compressão e fresadora.

Felipe Cazé, capacitador dos professores dos futuros “plastiqueiros”, explicou como será o projeto que vai transformar tampinhas de garrafas pet em porta-copos, banquinhos, casinhas de cachorro, bebedouros, armação de óculos, entre outros produtos que vão gerar renda para as famílias.

Sylvia Tabarin Vieira, gerente de Relações Institucionais da Braskem – Região Sudeste, disse que a intenção é de que os produtos possam ser  comercializados em exposição a ser promovida ao término do curso, e até mesmo na feira de empreendedorismo dentro do Braskem.

Os alunos também poderão implementar seus próprios negócios para vender tudo que produzirem no Ateliê.

 Projeto

O projeto Ateliê Criativo, que utiliza como base iniciativa Precious Plastic, do engenheiro e designer holandês Dave Hakkens, que combinou o uso de máquinas e técnicas para reciclagem do plástico. Este material é utilizado na produção de diversos produtos que consumimos diariamente, entretanto, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), apenas 9% dos resíduos de plástico do mundo são reciclados, o restante é descartado em aterros sanitários, lixões e no meio ambiente.

Thiago Catelani, coordenador de projetos da Quest/Zeppelin, discursou no evento e falou sobre as oportunidades que os alunos terão de gerar renda, bem como desenvolver novas habilidades no setor da economia criativa.

Veja como foi a abertura do Ateliê: