VOLTAR
  • Política

Com convite do PSB para ser candidato a prefeito, Eduardo Leite deixa o PT

Ministro Márcio Franca quer vereador na disputa pelo Paço de Santo André em 2024; decisão de ir para a legenda será tomada em conjunto com grupo político até o fim de semana  

  • PT de Santo André deu aval para vereador Eduardo Leite deixar sigla.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/05/2023
  • Compartilhar:

Ministro Márcio Franca quer vereador na disputa pelo Paço de Santo André em 2024; decisão de ir para a legenda será tomada em conjunto com grupo político até o fim de semana

vereador de Santo André Eduardo Leite

PT de Santo André deu aval para vereador Eduardo Leite deixar sigla. Foto: Divulgação

O vereador Eduardo Leite protocolou nesta segunda-feira (15/054) sua desfiliação do PT de Santo André. O parlamentar recebeu convite do ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Márcio França, para ser candidato a prefeito pelo PSB nas eleições do ano que vem.

“A tendência é ir para o PSB, mas a decisão se dará até este fim de semana após conversa com meu grupo político. Estou evitando cravar, mas estou me preparando para novos desafios”, afirmou Eduardo Leite, que ficou no PT por mais de 20 anos.

A desfiliação ocorre depois que o Partido dos Trabalhadores autorizou o desligamento da legenda. Por conta dessa decisão da executiva petista, o Eduardo Leite  não perderá o mandato por infidelidade partidária.

Veja a Nota Oficial do parlamentar  

“Nesta segunda-feira (15), protocolei meu pedido de desfiliação do PT (Partido dos Trabalhadores). Encerro, portanto, um importante ciclo na minha vida política com a sigla e, em breve, assumo novos desafios junto a um novo projeto político, sempre em linha com o desejo de trabalhar e contribuir com uma sociedade mais justa e com a construção de uma Santo André cada dia melhor, com mais oportunidades para os andreenses.

Dentro deste propósito e compromisso que assumi desde o início da minha vida pública, definirei uma nova legenda de atuação. Decisão esta que será tomada em conformidade com o meu grupo e anunciada em breve.

 Eduardo Leite – vereador de Santo André

reunião do PT de Santo André

PT autorizou Eduardo Leite a se desfiliar do partido. Foto: Divulgação

 Outro lado

O Diretório do PT também emitiu uma nota sobre a saída do vereador  e “desejou sorte na nova caminhada”. Ressaltou ainda que a legenda petista terá candidato a prefeito no pleito do ano que vem.

Leia a íntegra

Em reunião ordinária do Diretório Municipal de Santo André,  ocorrido no dia 27 de abril, a militância petista reafirmou a unidade partidária através de decisões políticas importantes.

Por ampla maioria foi deliberado pela carta de anuência ao vereador Eduardo Leite, carta esta que será concedida após o mesmo resolver questões  de ordem estatutária do Partido dos Trabalhadores. Como é de conhecimento amplo da sociedade, o vereador entrou com processo jurídico em que solicitava pedido de desfiliação  partidária, sem que o mesmo perdesse a cadeira que pertence ao partido  no qual foi eleito pela lei eleitoral vigente. O processo foi julgado  e em todas as instâncias jurídicas  a que recorreu, foi julgado como improcedente a sua justificativa, dando ganho de causa ao PT. Informamos que o vereador recebeu sua carta de anuência após cumprir as exigências estatutárias e se desfiliou do partido na data de hoje. O diretório e a militância de Santo André deseja  ao vereador sorte em sua nova caminhada.

O DM deliberou, ainda por unanimidade que o PT de Santo André terá candidatura própria ao executivo municipal, junto a Federação Brasil da Esperança, para as eleições municipais de 2024. A construção dessa candidatura será realizada pela federação vigente PT, PcdoB e PV. A proposta visa ampliar o debate junto à federação do Psol e Rede na construção de uma candidatura democrática e popular para nossa cidade. O PT apresentará uma proposta nova para a cidade e, com unidade, buscaremos a construção de uma Santo André melhor junto com o Governo Federal do nosso Presidente Lula. Viva o Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores.

Santo André, 15 de maio de 2023.

Diretório Municipal de Santo André

Reunião do PT de Santo André

PT definiu que terá candidatura a prefeito no ano que vem. Foto: Divulgação