VOLTAR
  • Esporte

Estudantes do ARBOS embarcam sábado para torneios de handebol na Europa

Meninas e meninos entre 12 e 16 anos vão representar o Grande ABC e o Brasil em campeonatos na Suécia e na Dinamarca

  • Estudantes do ARBOS embarcam sábado para torneios de handebol na Europa. Foto : Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 30/06/2023
  • Compartilhar:

Meninas e meninos entre 12 e 16 anos vão representar o Grande ABC e o Brasil em campeonatos na Suécia e na Dinamarca

Handebol

Estudantes do ARBOS embarcam sábado para torneios de handebol na Europa. Foto : Divulgação

Está chegando a hora. Neste sábado (1º), 23 jovens do Grande ABC embarcam para uma experiência única em solo europeu. Estudantes que formam as equipes sub-15 feminina e masculina de handebol do Colégio ARBOS seguem ao Velho Continente para a disputa de duas competições: a Partille Cup, entre 3 e 8 de julho, em Gotemburgo, na Suécia, e a Dronninglund Cup, de 9 a 14 de julho, em Dronninglund, na Dinamarca.

A equipe é formada por estudantes entre 12 e 16 anos das três unidades do Colégio ARBOS (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul). A delegação é composta por 27 pessoas: 23 atletas, a treinadora da equipe feminina Flávia Costa Gomes, o treinador do time masculino Vladimir Pereira Ribeiro, o coordenador técnico Eduardo Ramalho da Cunha e o chefe de delegação Adriano Buragas.

A viagem tem um objetivo esportivo para ambas as competições, mas o real propósito – que tem a ver com a formação e o desenvolvimento de valores – vai muito além disso, como explica o técnico Vladimir Ribeiro.

“Sempre mostro para meus alunos/atletas que não será um resultado ruim, a colocação em um campeonato ou a cor de uma medalha que vai mostrar ou definir a verdadeira força e união da nossa equipe. O esporte é uma poderosa ferramenta de educação para crianças e adolescentes, sendo capaz de transmitir diversos valores que são fundamentais para a formação de um indivíduo e cidadão responsável. Entre os principais valores que desejamos trazer com o esporte estão: disciplina, respeito, a igualdade, integridade, ética, trabalho em equipe, superar desafios, espírito esportivo, saúde e bem estar”, disse o treinador.

O Colégio ARBOS será representante exclusivo do Grande ABC nesses torneios. Mais do que isso: será a única Rede de Ensino brasileira na categoria sub-15 no campeonato disputado em território dinamarquês. Tanto na Suécia quanto na Dinamarca, as equipes feminina e masculina disputarão cinco jogos na primeira fase, buscando a classificação para a segunda etapa e daí por diante.

“É um prazer enorme estar à frente da equipe de handebol do Colégio ARBOS, único do ABC representando o Brasil em dois campeonatos europeus. Estamos nos preparando emocionalmente e fisicamente, certos e conscientes do que vamos enfrentar lá fora, onde teremos adversários fortíssimos, mas cada vez mais prontos para jogar de igual para igual. Nossos alunos estão tendo oportunidade incrível de representar seu colégio e seu país, e seguir em busca de novas vivências e experiências no handebol, como bons resultados e quem sabe chegar ao título. É uma oportunidade incrível para esses adolescentes na questão de autonomia, independência”, ressaltou a treinadora Flávia Gomes.

EUROARBOS

Esta excursão resgata uma tradição que remete aos anos 1990, quando a Rede passou a realizar viagens para participar de competições na Europa – ação batizada como EUROARBOS. Foi assim, a partir de 1996, com as equipes de handebol, que, desde então, muitos alunos já foram para diversos países, como Portugal, Espanha, França, Itália e Dinamarca, disputando essa e outras modalidades, entre elas Futsal, Basquete, Xadrez e Ginástica Artística. Inclusive, em uma das edições, a delegação do Colégio foi composta por 100 integrantes. A última vez que o colégio esteve representado no Velho Continente foi em 2019, durante a Generation Handball, na Dinamarca.

Partille Cup

Criada em 1970, a competição – considerada uma das maiores do mundo – terá sua 52.ª edição em 2023. Serão 1.196 times, de 35 diferentes nações, em um total de 4.164 jogos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para os playoffs A, enquanto os outros três times passam para os playoffs B. A partir de então, a competição se torna eliminatória.

Tabela de jogos do Colégio ARBOS na 1ª fase da Partille Cup:

Grupo C (masculino)
4/7 (terça-feira), às 14h55: Colégio ARBOS x Lugi HF 3-Suécia
5/7 (quarta-feira), às 13h15: Borlänge HK-Suécia x Colégio ARBOS
5/7 (quarta-feira), às 15h: Brabrand IF-Dinamarca x Colégio ARBOS
6/7 (quinta-feira), às 13h50: Colégio ARBOS x Charlottenlund SK 1-Noruega
6/7 (quinta-feira), às 15h35: Colégio ARBOS x Ski IL 1-Noruega
*horários locais da Suécia

Grupo D (feminino)
4/7 (terça-feira), às 14h15: Colégio ARBOS x Eidsvold IF 1-Dinamarca
4/7 (terça-feira), às 16h: Colégio ARBOS x Ik Sävehof-Suécia
5/7 (quarta-feira), às 17h30: Skanela IF-Suécia x Colégio ARBOS
5/7 (quarta-feira), às 19h20: Colégio ARBOS x Rodekro-Aabenraa Handbold 1-Dinamarca
6/7 (quinta-feira), 14h25: Virum Sorgenfri HK 2-Dinamarca x Colégio ARBOS
*horários locais da Suécia

Dronninglund Cup –

A primeira edição da competição foi disputada em 1978. Neste ano, o campeonato vai reunir 220 times e, ao todo, serão disputadas 970 partidas. As duas equipes que terminarem a primeira fase à frente em cada chave estarão classificadas para o Grupo A, enquanto as demais vão para o Grupo B, em novo enfrentamento entre todos os times destas chaves. A partir de então, a competição se torna eliminatória até a final.

Tabela de jogos do Colégio ARBOS na 1ª fase da Dronninglund Cup:

Grupo 3 (masculino)
10/7 (segunda-feira), às 12h05: Colégio ARBOS x Palente Besançon Handball-França
10/7 (segunda-feira), às 15h: Dronninglund IF-Dinamarca x Colégio ARBOS
10/7 (segunda-feira), às 17h20: Nordnes IL x Colégio ARBOS
11/7 (terça-feira), às 15h35: Colégio ARBOS x UODL Handball 2-França
11/7 (terça-feira), às 16h45: Colégio ARBOS x Turbine Leipzig Handball-Alemanha
*horários locais da Dinamarca

Grupo 5 (feminino)
10/7 (segunda-feira), às 8h35: Lyngby HK-Dinamarca x Colégio ARBOS
10/7 (segunda-feira), às 11h30: Colégio ARBOS x Fana IL Handball 1-Noruega
11/7 (terça-feira), às 12h40: Handball Club Du Genevois-França x Colégio ARBOS
11/7 (terça-feira), às 14h25: Union Pays d’Aix Bouc Handball x Colégio ARBOS
11/7 (terça-feira), às 17h20: Colégio ARBOS x Dambach-la-ville 3-França
*horários locais da Dinamarca

Sobre o Colégio ARBOS –

Criado em 1985, em Santo André, pelo professor Pedro Cia, o Instituto SOMOS de Ensino – ARBOS iniciou as atividades em 1986, primeiramente com Ensino Fundamental. A partir de 1994 foi implementado o Ensino Médio. Em dezembro de 2001 ocorreu a inauguração da unidade de São Bernardo do Campo, enquanto em 2004, com a incorporação do Colégio Quarup / Novo Mundo, foi estabelecida a unidade São Caetano.

Atualmente, conta com aproximadamente 3.000 alunos nas três unidades, do berçário (a partir dos 4 meses) até o 3.ª série do Ensino Médio. A Educação Infantil é bilíngue e o colégio orgulha-se em ser uma das 04 primeiras escolas do Brasil, a receber a Certificação Apple Distinguished School, por desenvolver alguns dos projetos mais inovadores e bem-sucedidos do Brasil.

O Colégio ARBOS ainda conta com o projeto NBA Basketball School, que tem como propósito compartilhar o método de ensino do basquete da maior liga do mundo com crianças e jovens de todo o país.