VOLTAR
  • Cidades

Estado reformará 400 casas em Sto. André; S.Bernardo foi 1ª a receber programa

Projeto visa revitalizar unidades habitacionais do Jardim Santo André em parceria com a Prefeitura

  • Durante evento oficial em conjunto entre Secretaria de Habitação do Estado, CDHU e Prefeitura foi assinada a ordem de serviço para revitalizar 400 domicílios do Jardim Santo André.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/08/2021
  • Compartilhar:

Projeto visa revitalizar unidades habitacionais do Jardim Santo André em parceria com a Prefeitura

Durante evento oficial em conjunto entre Secretaria de Habitação do Estado, CDHU e Prefeitura foi assinada a ordem de serviço para revitalizar 400 domicílios do Jardim Santo André. Foto: Divulgação

Santo André é a segunda cidade do ABCD a receber um programa do governo do Estado (Viver Melhor) que envolve a reforma de casas. Nesta segunda-feira (16/08), durante evento oficial em conjunto entre Secretaria de Habitação do Estado, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e Prefeitura foi assinada a ordem de serviço para revitalizar 400 domicílios do Jardim Santo André. O objetivo é melhorar as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade e regularização fundiária para famílias com renda de até cinco salários mínimos que residem em moradias consideradas inadequadas.

São Bernardo foi a primeira a cidade do ABCD a receber esse programa . Na cidade, serão reformadas 500 moradias.

Com investimento de R$ 8 milhões, a iniciativa propõe solucionar problemas como cômodos sem ventilação, presença de umidade, paredes desgastadas, ausência ou insuficiência de equipamentos hidráulicos e instalações elétricas, precariedade na conexão com redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, acessos precários ao domicílio e vedações insuficientes.

“Trabalhamos duro para juntar todas as equipes e as condições para tirar o programa do papel. Não adianta apenas ter a moradia, ela precisa estar em condições adequadas para se viver e cuidar da família. Tudo precisa estar em ordem, com qualidade, e este programa traz isso, melhorando a vida do cidadão”, disse o secretário executivo de Habitação do Estado, Fernando Marangoni.

Os tipos de serviços a serem executados pelas equipes do programa, sem custo para as famílias, abrangem coberturas, alvenaria, revestimento, piso, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, instalação de esquadrias, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, reparos de drenagem, entre outros. Cabe ainda ao programa fazer a regularização fundiária dos imóveis, garantindo o título de propriedade a seus ocupantes.

“O programa é maravilhoso. Vamos ter uma casa mais digna e com uma oportunidade de dar mais segurança para meus filhos, de ter tudo organizado”, afirmou a moradora do Jardim Santo André, Cintia Batista.

“ Olhamos principalmente para as comunidades que mais precisam, e que eram esquecidas pelo poder público. Este programa é fundamental, dando dignidade, estrutura, esperança. Vamos avançar em mais lugares seja com as obras necessárias, com regularização fundiária ou com a construção de novas moradias”, concluiu o prefeito Paulo Serra.