
A publicação de Alexandre Domênico, presidente da Gaviões da Fiel, direcionada à arbitragem brasileira levou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a acionar o Ministério Público de São Paulo. A entidade apresentou uma representação criminal na noite de quinta-feira (29), solicitando que as declarações feitas pelo dirigente sejam investigadas.
A polêmica começou após Domênico publicar um story no qual demonstrou insatisfação com as decisões dos árbitros em partidas do Corinthians. Na mensagem, ele mencionou ter recebido informações de torcedores sobre os hotéis utilizados pelas equipes de arbitragem antes dos jogos e fez um alerta aos profissionais.
“Recebemos muitas mensagens de até onde vocês se hospedam antes do jogo. Tenham responsabilidade fora e, principalmente, dentro da nossa casa. Isso não é uma ameaça, só estamos avisando que já está ficando insistente segurar a massa”, escreveu o presidente da organizada.
CBF entendeu que a mensagem publicada pelo dirigente poderia representar intimidação aos profissionais da arbitragem.
Na avaliação da CBF, o teor da publicação pode ultrapassar o direito à manifestação e configurar uma tentativa de intimidação. A entidade pediu ao MP-SP que apure o episódio e avalie eventuais responsabilidades, além de solicitar reforço na segurança dos árbitros nas próximas partidas do Corinthians. A proteção deverá abranger os estádios, os locais de hospedagem e os trajetos percorridos pelos profissionais.
Providências da CBF após a reclamação da arbitragem em jogos do Corinthians
Entre as providências solicitadas estão a preservação dos registros da postagem, o depoimento de integrantes da Gaviões da Fiel e a investigação sobre como informações relacionadas à hospedagem dos árbitros chegaram aos torcedores. A confederação também pediu que sejam avaliadas possíveis medidas cautelares e ações nas esferas cível e coletiva.
Em resposta à repercussão, Domênico afirmou que publicou a mensagem em sua conta pessoal e não falou em nome da Gaviões da Fiel. Ele classificou o conteúdo como um desabafo de torcedor diante da insatisfação com a arbitragem e negou que tenha pretendido ameaçar os profissionais.
O dirigente acrescentou que a menção às mensagens recebidas tinha o objetivo de retratar o clima de revolta entre os corintianos. Também declarou que os árbitros deixaram o estádio tranquilamente, sem serem abordados por torcedores.