Promessa do Palmeiras é apontada como possível convocação para 2030. Foto: Divulgação / Palmeiras
O Palmeiras tem um nome que começa a ecoar muito além das categorias de base. O jornal The Athletic, braço esportivo do The New York Times, incluiu o atacante Eduardo Conceição, de apenas 16 anos, em uma seleta lista de jovens que podem despontar na Copa do Mundo de 2030.
A publicação destaca que o garoto reúne características raras para sua idade: explosão, agressividade no um contra um e repertório herdado do futsal.
Ele chegou ao Palmeiras em 2018, tendo crescido jogando futsal, mas sua habilidade individual no drible se adaptou bem aos espaços maiores do campo. Apesar de ter apenas 16 anos, ele é explosivo e possui uma velocidade devastadora. Diferente de alguns pontas modernos, ele é muito agressivo ao enfrentar o lateral adversário, com média de cinco dribles por 90 minutos, descreve o texto. Eduardo atuou pela esquerda no Sul-Americano Sub-17, em abril, mas ainda não foi relacionado para o time principal do Verdão.
Multa astronômica e ofertas recusadas pelo Palmeiras
A blindagem contratual dá a dimensão do potencial que o clube enxerga no garoto. A multa rescisória está estipulada em cerca de 100 milhões de euros, quase R$ 580 milhões na cotação atual. O vínculo firmado vai até o final de 2029, e Eduardo já queima etapas: na última temporada, jogou no Sub-17 com 15 anos e, em 2024, esteve no Sub-15 com apenas 14. Hoje, integra o elenco Sub-20.
O coordenador da base alviverde, João Paulo Sampaio, revelou à ESPN que o clube já recusou investidas milionárias. “Tem um garoto da nossa base de 16 anos, o Eduardo, que vai jogar agora o Sul-Americano Sub-17 pela seleção. Já tivemos duas ofertas de 20 a 25 milhões de euros, fora bônus, por ele e recusamos. Então esses dois, para mim, vão rechear esse caixa”, afirmou ao programa Fala a Fonte. Os valores rejeitados equivalem a cerca de R$ 145 milhões.