
O Chelsea foi punido pela Premier League com uma multa recorde de 10,7 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 68 milhões) após investigação que revelou um esquema de pagamentos irregulares a agentes entre 2011 e 2018. A punição é a mais alta já aplicada pela liga inglesa em toda a sua história.
O esquema ocorreu durante a gestão do russo Roman Abramovich, que comandou o clube por quase duas décadas. De acordo com o relatório da Premier League, negociações envolvendo jogadores como Eden Hazard, Samuel Eto’o, Willian, Ramires, David Luiz, André Schürrle, Nemanja Matic e Andreas Christensen foram citadas no processo, embora a investigação tenha deixado claro que os atletas não tiveram envolvimento nas irregularidades.
Como funcionava o esquema?
Para viabilizar as contratações, o Chelsea realizava pagamentos paralelos à contabilidade oficial do clube para agentes e intermediários — alguns deles sequer regularizados. Os valores eram omitidos dos registros financeiros apresentados à liga, configurando infração grave às regras de transparência.
A descoberta veio à tona em 2022, após a compra do clube pelo empresário americano Todd Boehly. O novo proprietário, que assumiu o comando depois que Abramovich foi obrigado a vender o clube devido às sanções impostas à Rússia, identificou as inconsistências durante a auditoria interna e voluntariamente reportou os achados à Premier League.
A punição do Chelsea
Inicialmente, a multa prevista era de 20 milhões de libras, mas a pena foi reduzida pela metade justamente pela postura colaborativa do clube sob a nova gestão. Além da multa, o Chelsea também recebeu uma suspensão de transferências por um ano, mas a pena está condicionada: só entrará em vigor caso o clube cometa nova infração no período.
Base também foi punida
Enquanto o time principal escapou de um bloqueio imediato, as categorias de base do clube não tiveram a mesma sorte. O Chelsea foi punido com uma proibição de nove meses para registrar novos jogadores nas categorias de academia (a partir do Sub-9), além de uma multa adicional de 750 mil libras (aproximadamente R$ 5,2 milhões). A sanção refere-se a infrações cometidas entre 2019 e 2022, envolvendo contato antecipado com jovens atletas sem a autorização dos clubes vendedores.
O Chelsea emitiu nota oficial declarando que aceita todas as punições impostas pela Premier League.