
Após a derrota do Grêmio para o Internacional por 4 a 2, no primeiro Gre-Nal da temporada, o treinador português Luis Castro se envolveu em uma polêmica. Durante a coletiva de imprensa, ao avaliar a partida, ele classificou o dia como “um dia negro” para a sua equipe. A expressão, considerada preconceituosa e de conotação racista, gerou rápida e forte repercussão negativa nas redes sociais.
Castro tentou contextualizar a fala no momento, afirmando: “Foi um dia negro para nós, ok, mas acabou? Não acabou. Vamos seguir em frente…”. No entanto, diante das críticas, o técnico publicou um pedido de desculpas em suas redes sociais, assumindo o erro e se comprometendo a não mais utilizar o termo.
O pedido de desculpas do treinador do Grêmio
Em sua nota, Luis Castro declarou: “Venho a público pedir desculpa em relação à expressão utilizada (…) Em momento algum tive a intenção de praticar qualquer ofensa racista. Referi-me unicamente ao contexto do jogo”. Ele ainda reforçou: “Reforço a minha posição de defesa da igualdade como valor social. Igualdade de oportunidades, raças e religiões”.
O jogo
O Internacional venceu o clássico no Beira-Rio por 4 a 2. O Colorado marcou com Marcos Rocha (contra), Borré (duas vezes) e Bernabei. Os gols gremistas foram feitos por Amuzu e Edenilson.