ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Esporte

Em São Caetano, estádio Anacleto Campanella completa 70 anos

Estádio Municipal  tem muita história no futebol e também na realização de shows

Gislayne Jacinto
Última atualização: 10/02/2025 12:14
Por Gislayne Jacinto
Publicado 10/02/2025
Compartilhar
Estádio Anacleto Campanella
Em São Caetano, estádio Anacleto Campanella completa 70 anos. Foto: Divulgação/PSCS

 

Estádio municipal mais antigo do ABC, o Anacleto Campanella, em São Caetano, completa 70 anos de histórias que vão muito além do futebol. O local foi palco dos primeiros passos da profissionalização do esporte na região, da ascensão da AD São Caetano, vice-campeã da Copa Libertadores da América, e de shows que permanecem na memória da cidade.

O Anacleto Campanella abriu suas portas pela primeira vez no dia 2 de janeiro de 1955, quase sete anos depois da emancipação de São Caetano do Sul. Os primeiros times a pisarem no gramado foram a Associação Atlética São Bento, time de São Caetano, e o XV de Piracicaba – a vitória foi dos donos da casa por 1 a 0, gol de Zé Carlos, em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Paulista da Primeira Divisão.

O duelo foi presenciado pelo deputado federal Lauro Gomes de Almeida, que havia sido prefeito de São Bernardo do Campo e viria a ser prefeito de Santo André, e pelo prefeito Anacleto Campanella, idealizador da construção do estádio que levaria seu nome. Anacleto Campanella é pai do atual prefeito de São Caetano, Tite Campanella.

“O Estádio Municipal Anacleto Campanella está vivo na minha memória desde minha infância. Não só pela questão de ser o nome do meu pai, uma referência para mim como ser humano, como também pelo fato de eu vir fazer tênis aqui à época, além de ver muitos jogos do Azulão aqui. Aliás, nunca fui de ver jogos nas cadeiras e sim, sempre, na arquibancada, ali no Setor 01”, relembra o prefeito Tite Campanella (Anacleto Campanella Junior).

Estádio Anacleto Campanella
Estádio Anacleto Campanella abriu suas portas pela primeira vez no dia 2 de janeiro de 1955. Foto: Divulgação/PSCS

O Estádio Anacleto Campanella foi palco para jogadores históricos, como a dupla ex-Seleção Brasileira Luís Pereira (1990-1992) e Serginho Chulapa, que marcou seu último gol como profissional no estádio, no empate por 1 a 1 com a Ferroviária de Araraquara, pelo Grupo Amarelo do Campeonato Paulista de 1993.

O local também serviu também de palco de shows históricos, como a apresentação do cantor Raul Seixas em 1º de dezembro de 1985. Outros artistas também deram o ar da graça no estádio mais antigo do ABC, como o cantor Luan Santana e o global Fábio Jr., atrações do evento Revirando São Caetano, a 1ª Virada Cultural da cidade, em 18 de julho de 2011.

TEMPOS ÁUREOS

Apesar da múltipla faceta do estádio, o Anacleto Campanella é mesmo lembrado e reverenciado por ter vivido os áureos tempos da Associação Desportiva São Caetano, vice-campeã da Copa João Havelange (Brasileiro), em 2000, do Brasileiro, em 2001, e da Libertadores, em 2002.

O Anacleto Campanella, por exemplo, recebeu os argentinos do Boca Juniors, pela Libertadores de 2004, com 13 mil pessoas, um dos maiores públicos do estádio. Aliás, o recorde de público do Anacleto Campanella é de 19.805 torcedores, que acompanharam a vitória do Azulão sobre o Atlético-MG, na semifinal do Brasileiro de 20001. Contra o Boca, a escalação do Azulão teve Silvio Luiz; Anderson Lima, Dininho, Serginho e Triguinho; Gilberto, Marcelo Matos, Fábio Santos e Mineiro; Somália e Fabrício Carvalho. O técnico era Muricy Ramalho, comandante do primeiro e único título paulista de equipes do ABC, em 2004, contra o Paulista de Jundiaí.

- Advertisement -

Atualmente, o Anacleto é palco das partidas do São Caetano Futebol, gerido pelo dirigente e proprietário Jorge Machado, que disputa a Série A-4 do futebol paulista. “Um clube já predestinado à glória, agora conta com um estádio recém-revitalizado e com toda estrutura para sediar os maiores clássicos do futebol nacional”, disse Machado.

Tite Campanella
Prefeito Tite Campanella, filho do idealizador do Estádio Municipal Anacleto Campanella, visitou o espaço que comemora 70 anos. Foto: Divulgação/PSCS

ÍDOLO

Adhemar Ferreira de Camargo Neto, mais conhecido à época como o Canhão do ABC, é jogador fundamental na história do Azulão e nas conquistas do clube, como o vice-campeonato brasileiro de 2000, quando foi o goleador do time. O ex-atacante é considerado um dos maiores ídolos do Azulão, ao lado de nomes como Luís Pereira, Serginho Chulapa, Silvio Luís, Serginho, Dininho e outros.

Em 2001, Adhemar foi contratado pelo Stuttgart, da Alemanha, onde se destacou logo na sua primeira temporada na Bundesliga, o Campeonato Alemão. Permaneceu no clube por dois anos, e retornou ao Brasil novamente pelo São Caetano, mas também defendeu outros times ao longo da carreira, como Atlético Mineiro e América de Natal. Encerrou sua trajetória como jogador em 2009, deixando um legado de superação e habilidade técnica.

- Advertisement -

“Tudo foi muito engraçado, pois estava no São Bento de Sorocaba e recebi uma ligação do Luís Pereira. Achei que era trote, mas descobri que era realmente ele quem estava me ligando e ele me explicou o projeto do clube, que em 5 anos estaríamos na Primeira Divisão do Paulista e do Brasileiro. Nós até antecipamos esse planejamento. O São Caetano construiu uma linda história, cheia de resultados. Foram anos de glória, sempre treinando e jogando no Anacleto Campanella. Tenho saudades daquela época”, disse Adhemar.

Tags:70 anosaniversárioestádio anacleto campanellasão caetano

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior capotamento Capotamentos marcam manhã desta segunda-feira em São Bernardo
Próximo artigo fios Caminhão derruba fiação e deixa moradores sem energia em São Bernardo

Últimas notícias ABC Paulista

Corinthians
Corinthians conhece tabela até a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
01/09/2026
Márcio da Farmácia defende criação do Bom Prato Caminhoneiro nas rodovias de São Paulo
Márcio da Farmácia defende criação do Bom Prato Caminhoneiro nas rodovias de São Paulo
01/09/2026
Com ampliação das ações, São Bernardo registra aumento de 30% nas prisões realizadas pela GCM em 2026
Com ampliação das ações, São Bernardo registra aumento de 30% nas prisões realizadas pela GCM em 2026
01/09/2026
Santo André abre 45 vagas para curso gratuito de curso gratuito com aproveitamento integral dos alimentos
Santo André abre 45 vagas para curso gratuito de curso gratuito com aproveitamento integral dos alimentos
01/09/2026
Câmara de São Caetano arquiva processo após renúncia de vereador
Câmara de São Caetano arquiva processo após renúncia de vereador
01/09/2026

Recomendadas

santos neymar
EsporteSão Paulo

Neymar faz treino especial para jogar contra o Palmeiras

31/08/2026
Palmeiras
EsporteSão Paulo

Palmeiras fecha negociação com time de Messi

31/08/2026
santos
EsporteSão Paulo

Santos treina com 1ª atividade de Arthur

31/08/2026
galvao bueno
Esporte

Galvão Bueno abre o jogo sobre narrar a Copa de 2030: “Se estiver inteiro…”

31/08/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?