VOLTAR
  • Variedades

Escola de S.Caetano ganha concurso de arrecadação de lixo eletrônico em SP

 Instituição de ensino disputou com 89 escolas e ainda garante garante prêmio em computadores

  • Escola de São caetano derrota 89 colégios e vence competição.
    Foto: Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 30/05/2018
  • Compartilhar:

 Instituição de ensino disputou com 89 escolas e ainda garantiu prêmio em computadores

Escola de São caetano derrota 89 colégios e fica em primeiro lugar em competição. Foto: Divulgação

A EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer garantiu o primeiro lugar em arrecadação de lixo eletrônico, foi considerada a melhor escola pública e a campeã geral do Greenk Tech Show, torneio que envolve tecnologia, sustentabilidade e que teve suas finais realizadas no último fim de semana no Anhembi. Por ter arrecadado 15.680 quilos de lixo eletrônico, a escola garantiu a renovação de seu laboratório de informática já que levou para casa 20 computadores (montados por um laboratório vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações com as arrecadações que as escolas fizeram).

Com o índice impressionante de arrecadações, o Oscar deixou para trás outras 89 escolas de toda a Grande São Paulo e capital. “No início, achamos difícil concorrer contra as escolas particulares, de grande poder aquisitivo, mas o engajamento dos alunos e a vontade de vencer foram o nosso diferencial”, disse o coordenador pedagógico da escola, Armando Pereira.

O assunto, porém, não é novidade para o pessoal da escola. O Professor Armando desenvolve pessoalmente há alguns anos um projeto de arrecadação de lixo eletrônico, com muito sucesso entre alunos e pais. “Nossa experiência com os resíduos eletroeletrônicos vem desde 2013 quando implementamos um projeto multidisciplinar envolvendo o tema. Já em 2015, conseguimos instalar na escola um ponto permanente de coleta desses materiais”, disse.

Lixo eletrônico arrecadado por alunos de São Caetano. Foto: Divulgação

Mesmo após a vitória no torneio, os 800 alunos e pais continuam a arrecadar para dar o destino correto ao lixo eletrônico. “Nosso objetivo é atingir e sensibilizar mais e mais cidadãos para que entendam, pratiquem e propaguem boas práticas que possibilitem deixarmos para as futuras gerações um planeta em condições de proporcionar uma existência digna.”

[