VOLTAR
  • Variedades

Centro Pop de Diadema promove almoço de Natal a moradores de rua

Durante todo o ano, serviço realiza abordagem social e acolhe moradores e disponibiliza atendimento individual, acompanhamento familiar e oficinas

  • Diadema prepara almoço especial para pessosas em situação de rua.
    Foto: Divulgação/PDA-Dino Santos
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/12/2022
  • Compartilhar:

Durante todo o ano, serviço realiza abordagem social e acolhe moradores e disponibiliza atendimento individual, acompanhamento familiar e oficinas

Centro Pop de Diadema promove almoço de Natal

Centro Pop de Diadema promove almoço de Natal a moradores de rua. Foto: Divulgação/PDA-Dino Santos

Nesta sexta-feira (23/12), o Centro Pop Diadema celebrou o Natal com almoço especial para 150 pessoas em situação de rua atendidas pelo serviço vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC). O cardápio incluiu arroz, feijão, pernil, maionese e farofa, além de bolo e pudim de sobremesa de sobremesa. A iniciativa foi em parceria com a ONG Mai e outros parceiros do Centro Pop.

Durante todo o ano de 2022, foram atendidas, em média, 290 pessoas por mês. Entre as atividades oferecidas estão acolhimento e abordagem social de rua, Programa Individual de Atendimento (PIA) com oferta de refeições (almoço e janta), espaço para higiene e convivência, Programa de Acompanhamento Familiar (PAF), atendimentos grupais, assembleias semanais com usuários para discussão das demandas, oficina de futebol, passeios, confraternização em datas especiais como Páscoa e festas juninas.

Para a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania de Diadema, Márcia Barral, 2022 foi um ano positivo. “Avançamos na retomada de ações intersecretariais e na elaboração do Plano Municipal à Pessoa em Situação de Rua, que está quase pronto, com a adesão de todas as secretarias para essa temática”, ressaltou.

Além de ações em parceria com a Secretaria de Saúde como testagem para sífilis, HIV e hepatites, vínculo ao serviço de saúde com equipe do Consultório na Rua; com a pasta de Segurança Cidadã, com atividade de mediação de conflitos; com Secretaria de Educação, na oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA); com a Defensoria Pública e outras instituições. Para o acolhimento noturno, a Prefeitura mantém parceria com duas organizações da sociedade civil (Transitória Casa do Caminho e ONG Mai) para disponibilizar 70 vagas.

“Outro destaque foi a exposição fotográfica, que teve como intuito dar visibilidade às pessoas em situação de rua, combater o preconceito e sensibilizar a sociedade para essa temática”, afirmou Barral. Entre os dias 18 de agosto a 10 de setembro deste ano, na

almoço especial

Diadema prepara almoço especial para pessosas em situação de rua. Foto: Divulgação/PDA-Dino Santos

Fábrica de Cultura de Diadema, a exposição “Vidas Invisíveis?” trouxe histórias de usuários e funcionários do Centro Pop pelas lentes da fotógrafa Adriana Horvath. Mais informações em https://portal.diadema.sp.gov.br/fotografias-de-usuarios-do-centro-pop-vencem-grande-premio/.

Futuro

Para o próximo ano, a estrutura física do Centro Pop deve ser melhorada e haverá mais oferta de capacitação profissional e serviços para que esses cidadãos possam superar a atual condição de vida e construir novos projetos.

Entre os avanços gerais da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Barral enumera a reorganização da pasta, com a contratação de mais profissionais para compor as equipes, assinatura de convênios para realização de projetos sociais. “É importante destacar que os recursos utilizados foram majoritariamente municipais. Em 2023, esperamos implantar serviços e melhorar aqueles já existentes”, afirma.

Serviço:

Centro Pop Diadema

Avenida Antonio Piranga, 1.088 – Centro.

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.