VOLTAR
  • Espaço Pet

S.Caetano faz 316 castrações em unidade móvel e abre inscrições para janeiro

Para o próximo ano, o atendimento para castração e microchipagem será ampliado, disponibilizando vagas para 180 procedimentos por mês

  • S.Caetano faz 316 castrações em unidade móvel .
    Foto: DivulgaçãoqPSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/12/2022
  • Compartilhar:

Para o próximo ano, o atendimento para castração e microchipagem será ampliado, disponibilizando vagas para 180 procedimentos por mês

castração de cachorro em São Caetano

S.Caetano faz 316 castrações em unidade móvel . Foto: DivulgaçãoqPSCS

A Prefeitura de São Caetano retomou em julho o programa de castrações, realizado na unidade móvel, localizada no Parque Catarina Scarparo D’Agostini, o Chiquinho. O projeto, que faz parte da subsecretaria de Saúde e Bem-Estar Animal, ligado à Secretaria de Saúde, realizou 316 procedimentos em cães e gatos, neste período. Para o próximo ano, o atendimento para castração e microchipagem será ampliado, disponibilizando vagas para 180 procedimentos por mês.

O projeto funciona com agendamento por e-mail, a equipe de veterinários faz a triagem dos casos e eles são agendados para os procedimentos na unidade móvel, totalmente equipada e climatizada (com ar-condicionado).

“A castração não é apenas uma ferramenta para controle populacional de cães e gatos, mas também uma prova de carinho e cuidado, já que previne doenças e aumenta o tempo de vida dos animais”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Hoje, o município não tem lista de espera para as castrações. “Já estamos abrindo a agenda de janeiro, com cirurgias marcadas a partir do dia 5. Serão ofertadas 180 vagas por mês, em 2023”, explicou a subsecretária de Saúde e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa.

O programa municipal de castração é gratuito e destinado a animais resgatados, errantes, comunitários, de protetores independentes, adquiridos em feiras de adoções e de famílias de baixa renda cadastradas nos programas sociais do município.

Quem se enquadra nos critérios e tem interesse na castração, deve efetuar o pré-cadastro enviando e-mail para bemestaranimal@saocaetanodosul.sp.gov.br, com as seguintes informações: nome, endereço e telefone para contato, além de nome, idade, peso aproximado, sexo e raça do animal (e outras observações, se necessárias).

*VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA *
Durante o ano, foram vacinados 1.313 animais, sendo 958 cães e 355 gatos. A vacinação acontece todo mês, desde 2020, mediante agendamento, quando o Ministério da Saúde suspendeu as campanhas em massa e alterou a logística de distribuição de doses, que chega fracionada ao longo do ano.

Em média, são vacinados entre 100 e 150 animais por mês. As campanhas acontecem uma vez por mês e a próxima data prevista é dia 21 de janeiro. Os agendamentos podem ser feitos, a partir do dia 10 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone 4233-7516.