VOLTAR
  • Economia

Empreendedora de S.Bernardo troca advocacia por culinária e faz sucesso

Mariana Stolfo começou vendendo brigadeiros e hoje já oferece super variedade de gostosuras entregues em todo o ABCD

  • Mariana Stolfo trocou a advocacia pela culinária e se tornou bem sucedida no novo ramo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 03/03/2022
  • Compartilhar:

Mariana Stolfo começou vendendo brigadeiros e hoje já oferece super variedade de gostosuras entregues em todo o ABCD

Mariana Stolfo

Mariana Stolfo trocou a advocacia pela culinária e se tornou bem sucedida no novo ramo. Foto: Divulgação

Ela trocou os papéis, processos, leis e trâmites judiciais pelas receitas, colheres, fogão e geladeira. Isso mesmo. Aos 25 anos e formada em Direito, a jovem Mariana Stolfo de Souza, de São Bernardo, saiu do escritório de advocacia onde trabalhou por seis meses com a certeza de que não gostava do que estava fazendo.

Daí para a ideia de fazer doces para vender foi um passo. Mesmo nunca tendo feito bolos de festa na vida, não pensou duas vezes em entrar com a cara e a coragem na nova atividade profissional.

“Um mês depois que a pandemia estourou, me vi trancada dentro de casa sem ter muito para onde ir. Então, tive a ideia de começar a vender brigadeiros para meus vizinhos e conhecidos”, conta Mariana.

A opção pelos brigadeiros não foi à toa.  É que este era o único doce que ela sabia fazer bem. Aos poucos, foi se especializando e incluindo mais opções no cardápio. “Todos os meus bolos davam errado. Não cresciam, transbordavam, queimavam ou ficavam crus. Era um verdadeiro desastre, exceto com os brigadeiros.”

doce

Doces fazem sucesso no ABCD após dedicação de Mariana. Foto: Divulgação

Hoje com muitas opções no cardápio, todas feitas sob encomenda, Mariana atende uma clientela fiel principalmente no ABCD, a qual atende através de um esquema de logística semanal para entregas de acordo com a região.

Em seu perfil na rede social Instagram (@dastolfodoces) mantém ações promocionais, expõe valores, agenda de entregas e o cardápio completo que inclui naked cakes, bentô cakes, bolos de festa, cupcakes, bolos caseiros, sobremesas como cheesecake, cuca de bananada, brownies e blondies, doces como pão de mel, brigadeirão, cones, fatias de bolo, bolo no pote, mini tortas, palha italiana, bem casados, além de uma grande variedade dos queridinhos brigadeiros.

Ela chega a fazer, em média, cerca de 50 vendas mensais, que oscilam a depender das datas comerciais ou períodos de recesso e férias.

“Meu plano de vendas e entregas até hoje é modificado conforme a necessidade e demanda. Como faço tudo sozinha, com exceção das entregas com as quais tenho ajuda da minha família, preciso sempre me adaptar ao volume de encomendas”, explica a empreendedora.

Abrir um café que ofereça todo o seu cardápio de gostosuras está sim entre os sonhos da moça, mas a longo prazo. Por enquanto, pretende continuar com as encomendas e talvez disponibilizar parte de seus doces através de algum serviço de entrega por aplicativo.

Sobre as dificuldades, que não a assustam de forma alguma, Mariana destaca o fato de que todas as etapas do trabalho recaem sobre uma única pessoa quando se é uma empreendedora em início de carreira.

“Acho que a maior dificuldade de ser uma empreendedora individual é que todas as obrigações recaem sobre uma única pessoa: produção, entrega, controle de estoque, logística, marketing, investimento, etc. Precisa ser muito organizado e controlar direitinho, se não acaba dando mais prejuízo e dor de cabeça do que qualquer outra coisa.”

brigadeiros

Tudo começou pelo brigadeiro e negócio se expandiu. Foto: Divulgação

Para quem tem o sonho de fazer o mesmo, Mariana diz que nem tudo são flores, mas que certamente vale a pena no final das contas. “A minha dica pra quem está pensando em começar um novo negócio é: não se compare com nenhum outro empreendedor e seja autêntico. Existe mercado para todo mundo e você vai se diferenciar por algum produto ou jeito que seja só seu. Terão noites mal dormidas, perdas de fim de semana e eventos em geral no começo, mas vale muito a pena se você busca independência no ramo profissional.”

Quem se interessou pelos doces e pela história da moça empreendedora, pode entrar em contato com ela através do perfil no Instagram (@dastolfodoces) ou por meio do whatsapp (11 99253-1366). Os pedidos devem ser feitos com antecedência e confirmados com o pagamento de um sinal. Os preços dos doces variam de R$ 6 a R$ 200.

mariana stolfo

Empreendedora Mariana chega a fazer, em média, cerca de 50 vendas mensais. Foto: Divulgação