VOLTAR
  • Economia
  • São Bernardo

Em São Bernardo, Programa Qualifica Mais capacita 1.652 profissionais em 2023

Prefeito Orlando Morando acompanhou, na noite desta terça-feira , formatura de alunos de 35 cursos gratuitos no Teatro Cacilda Becker

  • Em São Bernardo, Programa Qualifica Mais capacita 1.652 profissionais em 2023.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 07/12/2023
  • Compartilhar:

Prefeito Orlando Morando acompanhou, na noite desta terça-feira , formatura de alunos de 35 cursos gratuitos no Teatro Cacilda Becker

Entrega de Certificados do programa Qualifica Mais

Em São Bernardo, Programa Qualifica Mais capacita 1.652 profissionais em 2023. Foto: Divulgação

Profissionais de marketing, vendas, logística, design de sobrancelhas, confeitaria, panificação, salgados. Essas são algumas das formações gratuitas proporcionadas pelo Programa Qualifica Mais, da Prefeitura de São Bernardo, durante o ano de 2023. No total, foram 1.652 pessoas beneficiadas com a qualificação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo em parceria com o Senac, estimulando o empreendedorismo e fomentando as oportunidades de emprego e renda na cidade.

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (5/12), no Teatro Cacilda Becker (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro), o prefeito Orlando Morando acompanhou a formatura de 926 alunos concluintes dos cursos de capacitação realizados no segundo semestre. “Esse é um dos programas que criamos que vêm dando resultado desde 2017. Já foram 5.230 vagas ofertadas, o que significa mais pessoas capacitadas para o mercado de trabalho, chefes de famílias qualificados para abrir um negócio próprio ou buscar novas oportunidades. Mais um sonho que realizo, de ver a população de São Bernardo se qualificando profissionalmente de forma gratuita e podendo mudar a realidade da sua família”, observa.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami destaca que a Prefeitura de São Bernardo realizou a maior contratação da história do Qualifica Mais neste ano de 2023. “Investimos R$ 1 milhão neste pacote de atividades em parceria com o Senac, que é uma instituição considerada de excelência e que tem expertise na área da educação profissional, e tivemos um recorde de vagas ofertadas e pessoas capacitadas neste ano”, diz.

Somente em 2023, foram 62 turmas de formação profissional gratuita em áreas diversas do conhecimento, como é o caso de almoxarife, assistente de recursos humanos, cuidador infantil, salgadeiro, chocolataria básica, excel 2019 (do básico ao avançado), computação básica, design de sobrancelhas, logística, marketing e vendas, maquiagem e cabelo para festas e eventos, técnicas de panificação, business inteligence com power BI, cardápio de botequim, técnicas de manicure e pedicure, web designer, entre outros.

Coordenadora e representante do Senac, Karine Nunes ressalta a parceria de sucesso entre Prefeitura e a instituição de ensino. “É uma satisfação para o Senac estar junto de São Bernardo neste programa e ver todo o investimento que está sendo realizado para o conhecimento e capacitação da população. Agradeço a confiança na nossa instituição”, observa.

SATISFAÇÃO

Para a formanda Jaqueline de Souza Teixeira, 29 anos, a formação em cardápio de botequim foi a realização de um desejo antigo. “Trabalhava na área da educação, mas sempre gostei de comida de boteco. Surgiu a oportunidade e aproveitei. Adorei o curso e, agora, meu intuito é trabalhar com isso”, ressalta a moradora do bairro Assunção.