Em São Bernardo, Parque Salvador Arena recebe 3ª Festival do Cambuci

Mais visitadas

Evento ocorre neste fim de semana, após um ano e meio de paralisação; ação se dará em conjunto com a festa japonesa Bon Odori

festival do cambuci
Em São Bernardo, Parque Salvador Arena recebe 3ª Festival do Cambuci. Foto: Divulgação

Com a flexibilização das restrições, a Prefeitura de São Bernardo retoma a partir deste sábado (27/11) o tradicional Festival do Cambuci nas dependências do Parque Salvador Arena, no bairro Rudge Ramos. O evento, que usualmente ocorre entre abril e maio, se estende até domingo (28/11), das 9h às 18h, voltando a ser realizado depois de um ano e meio de paralisação em decorrência do período de pandemia de Covid-19. A ação ocorre em conjunto com a festa japonesa Bon Odori.

Será a 3ª edição do Festival do Cambuci, grande gerador de fluxo turístico e renda à cidade. A flexibilização das restrições permitiu o resgate do evento neste momento, que acontece na época habitual do Bon Odori, o que convergiu para a realização concomitante. A expectativa é atrair público de 4.000 a 5.000 pessoas rotativas durante os dois dias, mantendo os protocolos de saúde, com distanciamento físico. O primeiro ano reuniu 7.000 pessoas e a segunda edição, por sua vez, registrou quase 10.000.

“É satisfação enorme garantir a retomada segura de eventos tradicionais de São Bernardo. O Festival do Cambuci faz parte do nosso calendário e todas as medidas adotadas pela cidade até agora durante a pandemia, com avanço significativo na vacinação e queda acentuada nos índices de internação nos equipamentos de saúde, nos possibilita realizar atividades como essa”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

A entrada no local do parque é gratuita. Haverá barracas temáticas na praça de alimentação montada no Festival do Cambuci. A barraca de pastel, por exemplo, tem os sabores clássicos, mas contempla também recheio com cambuci, árvore de fruta nativa da Mata Atlântica. Um dos lanches de pernil possui vinagrete de cambuci. São molhos, caldas e temperos com a utilização da fruta para peixes, bolinhos e outros produtos.

Existe também atendimento à barraca do Fundo Social de Solidariedade. Considerando os espaços de alimentação do Festival do Cambuci (8), área do Bon Odori (4) e os locais reservados a artesanato (5), são pouco mais de 30 barracas no Salvador Arena para concretização dos eventos. Entre as exigências está a obrigatoriedade do uso de máscara e distanciamento físico, especialmente entre as mesas. A retirada da máscara fica permitida apenas no momento da alimentação.

“A realização do Festival do Cambuci, em conjunto com o Bon Odori, significa resgate das atividades. A Prefeitura dará todos os passos para fomento da economia, e assim superarmos essa segunda crise, tomando os cuidados ainda necessários dentro do novo normal”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.

Evento conjunto

O Bon Odori, por outro lado, está em sua segunda edição. O evento contou com 3.000 pessoas no primeiro ano. Haverá barracas temáticas da comunidade japonesa, tanto de alimentação quanto de artesanato.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações