VOLTAR
  • Cidades

Em São Bernardo, obras do Alvarenguinha atingem 50% de execução

Prefeito realizou vistoria nesta segunda-feira para conferir avanço dos trabalhos que trarão melhorias aos 5.000 moradores da região

  • Em São Bernardo, obras do Alvarenguinha atingem 50% de execução. Foto : Divulgação.
  • Por: Redação
  • Publicado em: 26/06/2023
  • Compartilhar:

Prefeito realizou vistoria nesta segunda-feira para conferir avanço dos trabalhos que trarão melhorias aos 5.000 moradores da região

Trator em obra

Em São Bernardo, obras do Alvarenguinha atingem 50% de execução. Foto : Divulgação.

Em vistoria realizada nesta segunda-feira (26/06) às obras de urbanização integrada do Alvarenguinha, o prefeito Orlando Morando constatou o avanço no processo de transformação da região. O cronograma de trabalhos para a implantação de infraestrutura e saneamento em 27 vias caminha para atingir 50% de execução a partir de julho, com melhorias que envolvem desde contenção de encostas, pavimentação e serviços de drenagem. O projeto trará mais qualidade de vida a cerca de 5.000 moradores da região, composta pelos loteamentos Jardim Nova América, Parque Ideal I e II, Jardim Novo Horizonte I e II e Parque dos Químicos.

“Estamos falando de uma obra de desenvolvimento urbano e recuperação ambiental, para proteção de um dos patrimônios da nossa cidade, que é a Represa Billings, e melhorando o dia a dia da população que vive nessa área e que estava aguardando há anos por essa conquista. Um agradecimento especial ao Governo do Estado, ao nosso governador Tarcísio de Freitas, que é nosso parceiro neste projeto”, destaca o chefe do Executivo.

Nesta etapa de obras, estão sendo realizados trabalhos de drenagem em 8.135 metros de rede, contenção geotécnica em 643 m² de área, pavimentação em 38.445 m² de novas vias e passeios e plantio e reflorestamento de 1.570 m² de área. A empresa responsável pelos serviços é a Versátil Engenharia Ltda., contratada a partir de convênio entre a Prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) no valor de R$ 34,4 milhões.

PROJETO

A urbanização integrada do Alvarenguinha, desenvolvida pela administração municipal, teve início em agosto de 2021 e integra o Projeto Estadual Pró-Billings, como ação piloto para o saneamento ambiental do manancial. No total, estão estimados investimentos da ordem de R$ 75 milhões em ações que incluem, ainda, regularização fundiária e implantação de lazer completo, com quadra poliesportiva, pista de caminhada, equipamentos de ginástica, pista de skate e prainha. A área também passará a contar com parque público, canteiros e hortas coletivas e mirante.

PREMIAÇÃO

Devido à sua grandiosidade e importância para o desenvolvimento urbano e ambiental, o Projeto Alvarenguinha – Programa Socioambiental Billings está entre os trabalhos vencedores do prêmio Selo de Mérito Projetos 2022, iniciativa da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação.