VOLTAR
  • Variedades

Em São Bernardo, Estado dá início à campanha Vacina contra a Fome

Ação no ABCD nesta segunda-feira marcou o início da mobilização promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

  • Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Célia Parnes, e a deputada Carla Morando acompanharam na manhã desta segunda-feira as primeiras doações de alimento.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 05/04/2021
  • Compartilhar:

Ação no ABCD nesta segunda-feira marcou o início da mobilização promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

 

Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Célia Parnes, e a deputada Carla Morando acompanharam na manhã desta segunda-feira as primeiras doações de alimento. Foto: Divulgação

Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Célia Parnes, acompanhou na manhã desta segunda-feira (05/04) as primeiras doações de alimentos não perecíveis para a campanha “Vacina contra a Fome”, no drive-thru de vacinação localizado no Paço Municipal de São Bernardo. A gestora estadual participou da ação, que marca o início da mobilização em todo o Estado, acompanhada da deputada estadual e primeira dama do município, Carla Morando.

A campanha, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, visa sensibilizar e engajar a população paulista apta à imunização contra a covid-19 para que doe alimentos não perecíveis nos postos de vacinação. Os alimentos arrecadados serão distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

“Estamos mobilizando os municípios paulistas e toda a população nessa importante campanha de combate à fome que visa beneficiar as famílias que mais precisam”, destacou Célia Parnes, Secretária Estadual de Desenvolvimento Social.

Até o momento, 408 municípios paulistas já aderiram à campanha. As prefeituras podem aderir à campanha no site www.vacinacontraafome.sp.gov.br. Além do termo de adesão, a página online oferece kits de divulgação para download e uso livre pelas administrações municipais para estimular a adesão popular às doações.

O Estado recomenda que os municípios participantes instalem pontos de arrecadação nos postos de vacinação contra a convid-19, e que a distribuição de mantimentos, que será feita pelas próprias prefeituras, aconteça mediante a entrega de senhas, a fim de evitar a aglomeração, ou, quando possível, por meio de agendamento de horário, conforme estabelecido por cada cidade.

São Bernardo

A deputada estadual Carla Morando, que já foi presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, enfatizou a importância da ação. “Estamos unindo forças para levar alimentos para quem mais precisa. O Fundo Social de Solidariedade ganhou um importante reforço do Governo do Estado nessa ação que, com certeza, irá beneficiar inúmeras famílias de nossa cidade”, disse.

Em São Bernardo, a arrecadação de alimentos funciona nos cinco postos avançados de vacinação contra a Covid-19 espalhados pela cidade como forma de evitar aglomerações. São eles: Drive-thru no Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro), Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.115, Parque Anchieta), Igreja São João Batista (Praça São João Batista, 1, Rudge Ramos), Ginásio Poliesportivo do Jardim das Orquídeas (Estrada do Poney Club, 90, Alvarenga) e Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande (Rua Marcílo Conrado, 210, Riacho Grande). O horário de funcionamento é das 8h às 17h, nos dias em que houver a imunização.

CENTRAL DE DOAÇÕES – Desde o início da pandemia de coronavírus, em março de 2020, o Fundo Social de Solidariedade tem se mobilizado para arrecadar alimentos para quem mais precisa. Em 12 meses, cerca de 60 mil atendimentos foram feitos, com a arrecadação de 860 toneladas. Além dos alimentos, a Central de Doação recebeu 12 mil litros de álcool, 200 mil máscaras de proteção individual, por meio do projeto São Bernardo de Máscaras pela Vida, e 43 mil produtos de limpeza e higiene pessoal.

Todos foram recebidos por meio de doação feita pela iniciativa privada e sociedade civil, sem o uso de recursos públicos. Entre os públicos atendidos pela Central de Doações do Fundo Social estão transportadores escolares e monitores, arte educadores da Cultura, monitores do Craques do Futuro, bolsistas da educação especial, árbitros e assistentes da Liga de Futebol amador, taxistas, ambulantes e permissionários.

Empresários e pessoas jurídicas que desejam contribuir com a Central de Doações, podem entrar em contato pelo telefone (11) 2630-4112 ou pelo e-mail fundo.social@saobernardo.sp.gov.br.