VOLTAR
  • Cidades
  • São Bernardo

Em São Bernardo, campanha do Março Lilás registrou atendimento para 7 mil mulheres

Semana da Mulher, de 4 a 9 de março, focou em exames de prevenção e rastreio do câncer de colo uterino

  • Em São Bernardo, campanha do Março Lilás registrou atendimento para 7 mil mulheres.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 20/03/2024
  • Compartilhar:

Semana da Mulher, de 4 a 9 de março, focou em exames de prevenção e rastreio do câncer de colo uterino

Mulher em leito de hospital

Em São Bernardo, campanha do Março Lilás registrou atendimento para 7 mil mulheres. Foto: Divulgação

Com foco na prevenção e rastreio do câncer de colo uterino, a Semana da Mulher promovida pela Prefeitura de São Bernardo, entre os dias 4 e 9 de março, atendeu sete mil mulheres nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), oferecendo exames, especialmente o Papanicolau, em alusão ao Março Lilás.

Para o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, os números refletem o bom entendimento da população sobre a prevenção em saúde. “Principalmente as mulheres demonstram essa conscientização de que realizar exames de rotina é o melhor caminho para a manutenção adequada da saúde. E isso nos orgulha e nos motiva a cuidar cada vez mais da nossa população”, detalhou.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que pelo menos 40% da população feminina que não tenha realizado o Papanicolau há pelo menos três anos compareça à UBS para fazer a coleta do exame. Em São Bernardo, a cobertura é de 23%. “Por isso, as ações de prevenção continuam em todas as UBSs”, reforçou Dr. Geraldo.

ATENÇÃO BÁSICA

São Bernardo possui 34 UBSs, sendo que 20 delas funcionam com horário estendido até às 22h, pelo Programa Saúde na Hora Certa. As unidades são a porta de entrada da saúde pública no município, responsáveis pelos serviços de consultas médicas, exames laboratoriais, vacinação, atendimento odontológico, pré-natal de gestantes, dispensação de medicamentos, acompanhamento de pacientes crônicos como diabéticos e hipertensos, tratamento em grupos, visitas domiciliares, entre outros.