VOLTAR
  • Cidades
  • Política

Metalúrgicos dialogam sobre política industrial, região do ABC e categoria na China

Delegação formada por representantes dos Metalúrgicos do ABC esteve na China para conhecer montadoras de veículos leves e pesados elétricos

  • Metalúrgicos dialogam sobre política industrial, região do ABC e categoria na China.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 20/03/2024
  • Compartilhar:

Delegação formada por representantes dos Metalúrgicos do ABC esteve na China para conhecer montadoras de veículos leves e pesados elétricos

Metalúrgicos em fábrica na China

Metalúrgicos dialogam sobre política industrial, região do ABC e categoria na China. Foto: Divulgação

Durante viagem ao país asiático, Metalúrgicos do ABC conheceram as mais novas tecnologias do setor automotivo, experiências na área de comunicação, formação e qualificação profissional

Com o objetivo de conferir e conhecer as mais novas tecnologias do setor automotivo, experiências na área de comunicação, formação e qualificação profissional, uma delegação formada por representantes dos Metalúrgicos do ABC esteve na China para conhecer montadoras de veículos leves e pesados elétricos, fabricantes de baterias e de semicondutores e empresas de tecnologia.

Ao longo de dez dias os representantes percorreram as cidades de Xangai, Pequim, Ningde, Zhengzhou e Baldim, onde conheceram as instalações das empresas Higer Bus, Nio Automotive, CATL Baterias, SAIC Automotive, Yutong Bus, GWM Motors, GigaDevice, Citic e Kwai.

Dentre os representantes que compuseram a delegação estavam o vice-presidente Carlos Caramelo; o diretor administrativo dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno; o coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos; e o diretor-executivo do Sindicato, presidente da IndustriALL-Brasil e Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva.

Durante os encontros também foi realizada apresentação sobre o Grande ABC, que é o berço do setor automotivo no Brasil.

“É preciso haver política pública para incentivar a requalificação dos trabalhadores. Aqui temos uma distância enorme da academia à indústria. Lá as empresas estão dentro das universidades. É algo muito dinâmico, até porque os jovens já se formam com este olhar técnico, o que facilita muito a missão, destacou o diretor administrador do Sindicato dos Metalúrgicos e integrante da missão a China, Welligton Messias Damasceno.

A delegação também visitou a Federação Chinesa dos Trabalhadores Metalúrgicos, a Universidade Politécnica de Xangai, a Embaixada do Brasil na China, a sede do Banco Brics e Banco Industrial e Comercial da China (ICBC).

BRICS

No Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco dos Brics, presidido pela presidenta Dilma Rousseff, os dirigentes debateram a ampliação do diálogo às seis diretrizes da nova política industrial, anunciadas em janeiro pelo governo federal, e as possibilidades de relação com a região do Grande ABC (SP).

“A gente discutiu muito sobre como o Banco dos Brics está dialogando com os países em desenvolvimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas e, principalmente, com o olhar voltado ao Brasil, em projetos com estados e municípios junto ao governo federal”, destacou o diretor-executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, presidente da IndustriALL-Brasil e Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva.