Em S.Caetano, calçadas permeáveis da av. Goiás serão bronze e gergelim  

Cores foram definidas após Prefeitura fazer consulta junto aos moradores da cidade

Com 2.754 votos (44,7%) as cores bronze e gergelim foram escolhidas para as calçadas acessíveis e permeáveis. Foto: Divulgação/PSCS

 

As calçadas acessíveis e permeáveis que serão implementadas na avenida Goiás, em São Caetano terão as cores bronze e gergelim. A definição ocorreu após consulta da Prefeitura feita junto aos moradores.  Com 2.754 votos (44,7%) essas duas cores foram escolhidas. Em segundo lugar ficaram grafite e platina, com 1.265 votos (32,3%), e, em terceiro, areia e cromo chumbo, com 901 votos (23%).

Ainda em fase de finalização pela Seohab (Secretaria de Obras e Habitação), o projeto tem por finalidade aumentar a acessibilidade das calçadas dessa avenida, a principal da cidade.

“A implantação das Calçadas Acessíveis e Permeáveis tem como prioridade a melhora das condições de passeio dos pedestres da Avenida Goiás, principal via arterial do município e que exerce papel organizador no espaço urbano local e regional. O projeto estimula, também, deslocamentos ativos, incentiva hábitos mais saudáveis e contribui para a redução das emissões de gases poluentes”, disse o prefeito José Auricchio Júnior, que em sua primeira gestão (2005-2008) realizou as obras dos canteiros centrais da avenida.

As diretrizes adotadas no projeto buscam a priorização do pedestre em relação aos veículos automotores, produzindo um ambiente urbano mais sustentável e confortável para os deslocamentos a pé.

“A intervenção prevê a substituição do piso existente por pavimentação ecológica drenante, adequações de sinalização para priorização do pedestre, extensão do passeio para instalação de ciclovias permanentes nos bordos da via, uniformização e extensão das faixas verdes permeáveis nas calçadas, instalação de piso podotátil e padronização de rampas para acessibilidade”, concluiu a secretária de Obras e Habitação, Maria de Lourdes da Silva.

CICLOVIA

Como parte do projeto, uma ciclovia será instalada na Avenida Goiás, com extensão prevista de 12 km e percorrendo nove bairros. A rede cicloviária tem como objetivos viabilizar a intermodalidade, colaborar para convivência harmônica entre pedestres e ciclistas, estabelecer conexões entre os principais pontos da cidade e garantir a segurança dos ciclistas.

Uma ciclovia será instalada na Avenida Goiás, com extensão prevista de 12 km e percorrendo nove bairros. Foto: Divulgação/PSCS