VOLTAR
  • Variedades

Em S.Bernardo, só 10% dos leitos de UTI a pacientes com Covid estão ocupados

Município tem semana epidemiológica com menor número de óbitos por coronavírus de 2021

  • Pela primeira vez, Estado de SP não registra nenhum óbito por Covid-19.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/08/2021
  • Compartilhar:

Município tem semana epidemiológica com menor número de óbitos por coronavírus de 2021

Em S.Bernardo, só 10% dos leitos de UTI a pacientes com Covid estão ocupados. Foto: Divulgação/PSBC

Com o avanço da vacinação, a Prefeitura de São Bernardo registrou, entre os dias 15 e 21 de agosto (33ª semana epidemiológica), o menor número de óbitos por Covid-19 de 2021. O número é acompanhado pela menor taxa de ocupação de leitos por pacientes em tratamento intensivo em decorrência da doença. No momento, apenas 10% dos leitos de UTI exclusivos para pacientes do Coronavírus estão ocupados da rede municipal.

Conforme a análise dos gráficos desenvolvidos pela Vigilância Epidemiológica do município, o pico de óbitos foi alcançado em abril, quando foram registradas 132 mortes por Covid-19 em apenas uma semana. Desde então, a curva está em descenso e caindo a cada dia, até chegar a 13 óbitos reportados, em uma semana, como sendo em decorrência da doença, o que representa média de 1,8 – a menor do ano.

“Esta é a nossa menor taxa desde o ano passado, o que comprova mais uma vez a eficácia da vacinação, aliada às demais políticas públicas adotadas em São Bernardo no combate ao Coronavírus”, analisou o prefeito Orlando Morando, que apesar dos bons números, optou por manter a cidade em alerta e com menor flexibilização no comércio, como forma de prevenir a circulação e contaminação por novas variantes.

 OCUPAÇÃO DE LEITOS – As decisões refletem também na queda da taxa de ocupação de leitos da rede municipal, por pacientes acometidos pela Covid-19. Em março deste ano, a cidade chegou ao pico, com 100% dos leitos de UTI ocupados e 90% das enfermarias. Nesta semana, a taxa de ocupação é de 10% de ocupação em UTI e de 9% nos leitos em geral destinados ao tratamento da doença.

“E mesmo com a baixa ocupação, não iremos desmobilizar a estrutura hospitalar disponibilizada, até que a pandemia esteja em total controle. O momento é de cautela e de foco total da imunização da nossa população”, reforçou o chefe do Executivo.

TAXA DE LETALIDADE – A queda do número de óbitos ajudou a reduzir ainda mais a taxa de letalidade por Covid-19. São Bernardo segue como a cidade com a menor taxa entre as cidades do Grande ABC, mapeadas pela plataforma Info Tracker – sistema de monitoramento mantido pelas universidades USP e Unesp. O índice refere-se à quantidade de pessoas que morreram pela doença em relação ao número total de infectados. Hoje, a taxa de letalidade é de 3,09%, abaixo do índice geral do Estado (3,4%).