VOLTAR
  • Política

Em S.Bernardo, Rodrigo Garcia promete reformar mais de 100 mil casas no Estado

Ao lado do prefeito Orlando Morando, governador cumpriu agenda de campanha nesta quinta na Vila Euclides, onde foi implementado o Programa Viver Melhor

  • Em S.Bernardo, Rodrigo Garcia promete reformar mais de 100 mil casas no Estado.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/08/2022
  • Compartilhar:

Ao lado do prefeito Orlando Morando, governador cumpriu agenda de campanha nesta quinta na Vila Euclides, onde foi implementado o Programa Viver Melhor

Rodrigo Garcia e Orlando Morando

Em S.Bernardo, Rodrigo Garcia promete reformar mais de 100 mil casas no Estado. Foto: Gislayne Jacinto

Rodrigo Garcia (PSDB) disse que vai ampliar o programa Viver Melhor para garantir a reforma de mais de 100 mil casas nos próximos quatro anos por meio do programa criado pela Secretaria de Habitação, que tem garantido a recuperação de casas nas periferias. Ao lado do prefeito Orlando Morando (PSDB), o candidato à reeleição ao Governo de São Paulo cumpriu agenda de campanha nesta quinta-feira (18/08) na Vila Euclides, em São Bernardo.

“O Governo de São Paulo fez a reforma em mais de 17 mil casas no estado. A gente troca o telhado, refaz o reboco, constrói novo banheiro e coloca janela. Nosso projeto, nos próximos quatro anos, é garantir mais de 100 mil habitacionais reformadas pelo programa Viver Melhor”, disse Rodrigo Garcia, que foi acompanhado do candidato ao Senado Edson Aparecido (MDB).

O atual governador do Estado visitou casas que foram reformadas pelo programa estadual. “A gente não tira as pessoas de onde vivem, respeita as famílias reformando com dignidade suas casas e preservamos, assim, suas raízes, o lugar onde elas vivem e entregando uma moradia digna”, completou Rodrigo Garcia.

Ele lembrou que o Estado de SP investe 1% do que arrecada para a construção de habitação. “Somos o único estado do Brasil que usa dinheiro próprio para fazer habitação com dignidade”, citou. O estado conclui até o final de 2022 a entrega de 70 mil moradias. “Nossa política habitacional é fazer casa pra quem não tem casa, dar escritura pra quem não tem escritura e reformar casa para que as pessoas vivam com dignidade”, completou.

Rodrigo Garcia, Edson Aparecido e Orlando Morando

Ao lado de Edson Aparecido, prefeito e vereadores, Rodrigo Garcia visitou casas reformadas pelo Programa Viver Melhor. Foto: Gislayne Jacinto

Vistoria

Ao lado do novo governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, vistoriou as obras do Programa Viver Melhor. Lançado no ano passado pelo governo do Estado, o programa realiza a recuperação interna e externa de domicílios em situação precária, como colocação de pisos, revestimentos e pintura. As intervenções beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade social que residem em comunidades. São Bernardo foi a primeira a receber o projeto.

“O próprio nome desse programa já diz tudo: viver melhor. O projeto devolve a dignidade da população que reside em condições de habitação inadequadas e, de fato, transforma a forma de viver e morar em São Bernardo”, frisou o prefeito Orlando Morando.

As intervenções do Viver Melhor são executadas por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Em São Bernardo, do total de 632 moradias cadastradas no D.E.R, já foram concluídas as obras em cerca de 310.

“Pela primeira vez, o governo do Estado reforma a casa das pessoas. A gente não tira as pessoas de onde elas vivem. A gente respeita com dignidade, reformando as suas casas. A gente preserva as raízes dessas famílias, que vivem há muitos anos no lugar, mas que não têm moradia digna. A gente troca o telhado, faz o reboco, banheiro novo, colocamos janelas novas. Ou seja, aquelas reformas que a gente vê na televisão”, ressaltou Rodrigo Garcia.

ENCONTRO

almoço com empresário, prefeito e governador

Rodrigo Garcia e Orlando Morando participaram a convite de entidades, de um encontro especial do setor produtivo da cidade e do Grande ABC. Foto: Divulgação

Rodrigo Garcia e Orlando participaram, na sequência, a convite de entidades, de um encontro especial do setor produtivo da cidade e do Grande ABC com o governador Rodrigo Garcia. A agenda se concentrou em almoço, às 13h, realizado na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo com o objetivo de discutir projetos futuros para a região. A deputada estadual Carla Morando (PSDB) e o vice-prefeito Marcelo Lima também participaram do evento.

“Vim prestigiar esse grande evento dos empreendedores de São Bernardo, uma das cidades mais industrializadas do País e importante do ponto de vista econômico. Como governador, uma homenagem ao setor produtivo. É quem gera empregos. Reiterar que o Estado está à disposição”, pontuou Garcia. “Hoje temos um Estado equilibrado, que tem feito obras significativas em São Bernardo e no ABC e possui condições de retornar os benefícios fiscais que, durante a pandemia, foram reduzidos. A partir do ano que vem voltam todos ao período pré-pandemia. Iremos olhar cada setor e segmento da sociedade para procurar apoiar, seja com redução tributária seja com financiamento e crédito”, emendou.

Cerca de 600 representantes de entidades compareceram à cerimônia. O evento promovido pelo setor ocorre em meio às comemorações de aniversário de 469 anos de São Bernardo, com presença também do vice-prefeito Marcelo Lima, da deputada estadual Carla Morando e outras autoridades. Na oportunidade, o chefe do Executivo municipal reforçou a transformação e os avanços alcançados na cidade.

O convite do encontro foi assinado por representantes da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Setrans (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do ABC), Singrafs (Sindicato das Indústrias Gráficas do ABC e Baixada Santista), Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) e SIMABC (Sindicato da Indústria de Móveis do ABC).

Empresários

Os empresários comentaram sobre o evento em comemoração ao aniversário da cidade. “Entendemos o potencial econômico de São Bernardo, que é uma cidade que se destaca pela qualidade e diversificação de seus serviços. Por isso, é muito importante o Sehal estar em destaque nesse tipo de ação, lado a lado do empresário local e entidade regionais”, afirmou Beto Moreira, pres Sehal.

“Celebrar os 469 anos de São Bernardo representa o reconhecimento econômico da nossa cidade. Já temos o nosso marco pela indústria automobilística e há décadas estamos conquistando, cada vez mais espaço nos setores do comércio e serviços. Isso vem acontecendo tanto pela diversificação, quanto a qualidade do que estamos oferecendo no mercado”, completou Valter Moura Júnior pres ACISBEC