VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Em S.Bernardo, Parque Chácara Silvestre é opção de lazer neste domingo

Patrimônio histórico oferece programação cultural e esportiva gratuita, além de feira de economia criativa a partir das 9h

  • Em S.Bernardo, Parque Chácara Silvestre é opção de lazer neste domingo.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 03/03/2023
  • Compartilhar:

Patrimônio histórico oferece programação cultural e esportiva gratuita, além de feira de economia criativa a partir das 9h

Chácara Silvestre

Em S.Bernardo, Parque Chácara Silvestre é opção de lazer neste domingo. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

O novo Parque Chácara Silvestre, no bairro Nova Petrópolis, oferecerá programação cultural e esportiva gratuita para toda a família, além de feira de economia criativa, com barracas de alimentação e artesanato neste domingo (5/3), a partir das 9h. Entre as atrações confirmadas, destaque das apresentações do Grupo de Capoeira Brasil Nagô, Trio Malaquias (forro pé de serra) e Royce do Cavaco (samba), e, também, das visitas monitoradas ao casarão, antiga residência de veraneio da família Simonsen.

“É uma felicidade ver o Parque Chácara Silvestre reaberto, cheio de vida. Essa é uma das nossas políticas de gestão que mais dão satisfação, devolver aos munícipes os espaços públicos e ver que esses locais estão sendo utilizados pelas famílias. Continuo trabalhando com muito afinco para que São Bernardo siga sendo transformada e que a população tenha orgulho de viver aqui”, observa o prefeito Orlando Morando.

As atividades do Giro São Bernardo, da Secretaria de Esportes, terão início às 10h, com atividades esportivas adaptadas, jogos, gincanas, apresentações artísticas, oficinas e brincadeiras. Durante o dia, barracas de alimentação comandadas pelas instituições assistenciais credenciadas ofertarão comida variada, entre hamburguer artesanal, panquecas, crepes, acarajés e haverá, ainda, venda de artesanato, com acessórios e joias em prata, bolsas e cachepôs.

UM PARQUE NOVO

O equipamento histórico passou por obras de revitalização que demandaram investimento da ordem de R$ 3 milhões, custeados em parceria com a iniciativa privada. Entre as melhorias realizadas, destaque para a recuperação das áreas danificadas do casarão, implantação de iluminação em LED, de playground inclusivo para crianças com deficiência, espaço pet e rede wi-fi gratuita.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

A Chácara Silvestre foi residência de veraneio de Wallace Simonsen, um dos líderes do movimento de emancipação de São Bernardo e o primeiro prefeito da cidade, entre 1945 e 1947. Em 1987, o casarão foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo (Compahc-SBC).

SERVIÇO

O Parque Chácara Silvestre funciona das 6h às 20h, todos os dias, com entrada gratuita. As atrações deste domingo (5/3) estão programadas para ocorrer até às 16h. O endereço é Avenida Wallace Simonsen, 1.800, bairro Nova Petrópolis.

Confira a programação deste domingo:

9h – Início das atrações do Giro São Bernardo
10h – Apresentação do Grupo de Capoeira Brasil Nagô
10h – Visita monitorada ao casarão
11h – Apresentação musical do Trio Malaquias (forro pé de serra)
14h – Apresentação musical de Royce do Cavaco (samba)
14h – Visita monitorada ao casarão