VOLTAR
  • Variedades

Em S.Bernardo, alunos do Colégio Anchieta fazem atividades com moradores

Iniciativa visa desenvolver a empatia nos estudantes com as questões relativas à cidade

  • Em S.Bernardo, alunos do Colégio Anchieta fazem atividades com moradores.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/05/2022
  • Compartilhar:

Iniciativa visa desenvolver a empatia nos estudantes com as questões relativas à cidade

estudantes em atividade em bairro de São Bernardo

Alunos do Colégio Anchieta fazem atividades com moradores. Foto: Divulgação

Os alunos do Colégio Anchieta, em São Bernardo, têm realizado atividades fora da sala de aula, que envolvem a participação dos moradores do bairro. Com o objetivo de desenvolver a empatia nos estudantes com os problemas da cidade, eles foram provocados a desenvolver projetos para gerar uma transformação social, promovendo uma sociedade sem desigualdade no tratamento com o outro e que esteja articulada com o currículo escolar.

Os jovens do 6º ao 9º ano, a última semana, fizeram caminhadas pelo bairro para ouvir os moradores e listar as principais queixas, e com isso, propor soluções que poderão contribuir para melhoria da qualidade de vida da comunidade. “Notamos que conseguimos proporcionar momentos de reflexão nestes jovens, pois muitos nunca se deram conta de que os problemas que acometem a comunidade também podem atingi-los”, diz Isabella Alchorne da Associação Movimento Futuro, responsável pela aplicação da atividade.

Entre os pontos mais citados pelos moradores, insegurança e preocupações com o lixo, foram recorrentes. “Além de envolver os jovens na resolução dos problemas da comunidade, a ação também foi importante para trabalhar outras questões socioemocionais, como: colaboração, diálogo, confiança, trabalho em equipe, resiliência, consciência coletiva, autonomia e planejamento”, diz Sofia Carvalho, pedagoga da Associação Movimento Futuro.

A associação, parceira de escolas de São Paulo, desenvolveu uma metodologia inovadora e divertida para trabalhar as habilidades socioemocionais em estudantes com o objetivo de proporcionar uma educação transformadora, fundamental para preparação do jovem para vida adulta.