Em Ribeirão Pires, Valdermar da Costa Neto diz que vai questionar 250 mil urnas
Durante entrevista coletiva, presidente do Partido Liberal disse que documento pedindo a revisão será protocolado até terça-feira
Durante entrevista coletiva, presidente do Partido Liberal disse que documento pedindo a revisão será protocolado até terça-feira
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, disse neste sábado (19/11), em Ribeirão Pires, que o partido vai protocolar até terça-feira (22/11) junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedido para que o resultado de 250 mil urnas no País não seja considerado nessas eleições porque apresentam a mesma numeração, e portanto, não teriam como fiscalizá-las.
Segundo o dirigente partidário, uma equipe técnica que atua no estudo descobriu que as urnas anteriores a 2020 apresentam o mesmo número com código para identificação e sem número diferente do patrimônio.
Costa Neto disse que a intenção não é ter novas eleições e sim desconsiderar essas urnas. “Nada de ter nova eleição, não vamos propor nada disso, não queremos tumultuar a vida do País. Mas têm umas urnas que têm de ser revistas e nós vamos propor para o Tribunal Superior Eleitoral até a próxima terça-feira. Pelo estudo que nós fizemos há urnas que não podem ser consideradas”, disse Valdemar da Costa Neoto.
Segundo o presidente do PL, a direção do TSE não tem conhecimento do fato e por isso o documento será levado ao conhecimento dos ministros da Corte. Para o político falta de números de patrimônio prejudicam a fiscalização e afetam a transparência na verificação das urnas mesmo tendo a zerésima e dos boletins de urna.
“A culpa é dos funcionários do TSE. A direção do TSE não tem conhecimento disso”, concluiu o presidente do PL.