VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Em Ribeirão Pires, 6 mil visitantes prestigiam tradições no 2º Festival Oriental

Apresentações culturais, concurso de cosplay e gastronomia típica atraíram público ao evento que aconteceu neste domingo  

  • Em Ribeirão Pires, 6 mil visitantes prestigiam tradições no 2º Festival Oriental .
    Foto: Divulgação/PRP
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 03/09/2023
  • Compartilhar:

Apresentações culturais, concurso de cosplay e gastronomia típica atraíram público ao evento que aconteceu neste domingo

festival oriental

Em Ribeirão Pires, 6 mil visitantes prestigiam tradições no 2º Festival Oriental . Foto: Divulgação/PRP

O Paço Municipal de Ribeirão Pires sediou neste domingo (03/09) a segunda edição do Festival Oriental da cidade. A organização estima que mais de 6.000 visitantes passaram pelo evento, que aconteceu das 10h às 19h. Gastronomia típica, concurso de cosplay, apresentações musicais e a parada taikô, com grupo Washi Daiko e convidados, foram destaques da programação.

Oficinas culturais foram atrações gratuitas da festa. Fabiana Vieira, do Jardim Valentina, trouxe o neto, Kaique Graciliano, para curtir o Festival Oriental. “Ele gosta muito dessa cultura”, disse Fabina, que revelou que o menino, que tem TEA (Transtorno do Espectro Autista) possui facilidade com novos idiomas. Kaique foi um dos alunos da oficina de escrita japonesa. “Ele também quer aprender inglês e coreano”, disse.

Na área gastronômica, pãozinho do Kung Fu Panda, Lamen do Naruto, yakisoba, pasteis, crepe japonês, temaki, poke e hot roll foram opções em cardápio variado. Ian da Silva, 10 anos, acompanhado de seu pai, Wendel da Silva, 46, é fã de Naruto e provou, pela primeira vez, Lamen temático. “Estou comendo como se fosse o macarrão do Naruto”, disse. O menino aprovou a programação do evento. “O que mais gostei foram os cosplays. Sempre quis ver esses personagens de perto”.

Entre as apresentações culturais típicas de países do Oriente, a Parada Taikô atraiu os olhares dos visitantes. A atração contou com participação do grupo ribeirão-pirense Washi Daiko e convidados vindos de São Paulo.

“A agenda de atividades culturais de Ribeirão Pires está cada dia mais forte. Recebemos público familiar, de crianças a idosos, aqui no Festival Oriental. Em nossos eventos, a cultura é protagonista, e isso está ganhando os visitantes e fazendo nossa cidade se tornar referência na região e em todo o Estado”, avaliou o prefeito Guto Volpi.

O mágico Ossamá Sato, Bom Odori (dança tradicional japonesa), grupo de dança da EMARP – Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires, e demonstração de jiu-jitsu da Escola i9 DOJO também integraram a programação.

O Festival Oriental promoveu, ainda, concurso de cosplay nas categorias pet, fofura (até 3 anos), kids (4 a 12 anos) e adulto. A Rua Felipe Sabbag foi fechada ao trânsito para sediar a Feira de Artesanato local. Expositores apresentaram, também, itens artesanais e de vestuário típicos do oriente.

pessoas comendo comida típica japonesa no festival oriental em Ribeirão Pires

Apresentações culturais, concurso de cosplay e gastronomia típica atraíram público ao evento. Foto: Divulgação/PRP