VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo empresta dez viaturas para a GCM de Mauá

Concessão terá duração de seis meses, mas período poderá se prorrogado em caso de necessidade

  • Alaíde e Morando durante cerimônia de entrega de viaturas à GCM de Mauá.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 23/08/2018
  • Compartilhar:

 Concessão terá duração de seis meses, mas período poderá se prorrogado em caso de necessidade

viaturas

Alaíde e Morando durante cerimônia de entrega de viaturas à GCM de Mauá. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

A Prefeitura de São Bernardo emprestou nesta quinta-feira (23/08) ao município de Mauá dez viaturas ociosas pertencentes à reserva operacional da GCM (Guarda Civil Municipal). O fato ocorreu porque o contrato de locação de veículos entre a Prefeitura mauaense e a Viação Santo Ignácio se encerrou e a empresa já recolheu parte dos carros.

A entrega dos veículos aconteceu em cerimônia realizada no estacionamento do Paço, com presença da prefeita em exercício de Mauá, Alaíde Damo (MDB), da sua filha e ex-deputada estadual, Vanessa Damo, dos secretários de Segurança das duas cidades, e do prefeito Orlando Morando (PSDB). Antes de fazer a concessão, houve aprovação de projeto na Câmara..

A iniciativa tem como objetivo minimizar os efeitos da retirada de circulação de ao menos sete veículos da Guarda do município vizinho, como desdobramento do estado de calamidade financeira decretado em julho passado pelo governo mauaense. A cessão engloba veículos usados, provenientes da frota própria da municipalidade, que atualmente não são utilizadas pela corporação de São Bernardo. A GCM da cidade dispõe hoje de 50 viaturas novas, além de cinco modelos reserva, por meio de contrato de locação”, informou a Prefeitura.

São Bernardo determinou um prazo de seis meses para que os veículos sejam devolvidos, mas pode ser prorrogado em caso de necessidade.
A Prefeitura informou que durante o período do comodato, as despesas com uso, manutenção e eventuais reparos das viaturas ficarão a cargo de Mauá, que ao término do acordo deverá devolver os carros nas mesmas condições que os recebeu. “Agradecemos muito à Câmara e ao prefeito Orlando Morando por este ato de gentileza. É um exemplo de simbiose de apoio entre cidades que será muito importante para manter a segurança de Mauá”, disse Alaíde Damo.

Entre os carros emprestados estão duas Blazers, produzidas pela General Motors, seis modelos Gol e duas Paratis, da Volkswagen. O modelo mais antigo é de 2005 e o mais novo foi produzido em 2010. “O momento econômico é delicado e precisamos nos ajudar mutuamente para superarmos esta crise. A violência, infelizmente, não tem fronteiras e, se a segurança falhar em Mauá, haverá reflexos na nossa cidade. Por isso, precisamos desta união”, disse o prefeito de São Bernardo.