Em Diadema, jovens aprendem break dance com atletas de alta performance

Mais visitadas

Estão abertas as inscrições para novas vagas no CT Breakin’ Brasil, espaço de esporte, cultura e lazer, para jovens entre 13 e 21 anos

Em Diadema, jovens aprendem break dance com atletas de alta performance. Foto: Divulgação

Em Diadema, estão abertas as inscrições para novas vagas no CT Breakin’ Brasil, espaço de esporte, cultura e lazer, para jovens entre 13 e 21 anos. Os interessados devem entrar em contato pelas redes sociais do projeto até final de agosto. Os professores integram a equipe brasileira de alta performance que vai participar dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Estimular a prática do novo esporte olímpico no país, oferecendo aulas da modalidade para alunos de escolas públicas e da própria comunidade é a proposta do CT Breakin’ Brasil, o primeiro centro de treinamento nacional dedicado à prática do breaking como modalidade olímpica.

Além de ser um local para o treinamento dos atletas de alto rendimento, o CT Breakin’ Brasil mantém o projeto de iniciação e aperfeiçoamento para 40 jovens de Diadema. Chamados de b-boys e b-girls, os esportistas recebem a bolsa atleta no valor de R$ 1.200,00. Em contrapartida, ministram aulas duas vezes por semana para duas turmas. A iniciativa foi concebida pelo produtor cultural Thiago Kling e pelo Bboy HP Klinger e é promovida pela Fundação ArcelorMittal, por meio do patrocínio da ArcelorMittal via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Bboy HP Klinger, coordenador do espaço e técnico, convida os interessados para uma aula experimental no CT Breakin’ Brasil, onde podem conviver com os atletas do projeto – grandes nomes do breaking nacional, como o Bboy Luan San (“brasileiro mais bem ranqueado”) e a Bgirl Toquinha (“em ascensão na cena brasileira”), que integram a atual seleção brasileira. O time é formado, ainda, pela Bgirl Layne, pela Bgirl Dedessa e pelo Bboy Onnurb.

Os interessados podem entrar em contato pelas redes sociais do projeto @ctbreaking.

Mudança de vida através da arte

Aos 36 anos, nascido em Guarulhos, criado em Diadema, Bboy HP Klinger começou cedo no break, de 11 para 12 anos. Dançando há 24, hoje integra o @funkfockers, primeiro grupo brasileiro a ser campeão mundial na modalidade e com o qual já viajou por cerca de 30 países para competir. De olho nas tendências do que de mais moderno rola na cena do break lá fora e com o background adquirido nessas viagens internacionais, ele sabe da importância do CT Breakin’ para os jovens.

“A sacada do CT Breakin’ é que ele é um centro para treinamento tanto da parte artística quanto da física. Para os jovens é muito importante ter o contato com esse grupo que já tem a vivência e a experiência de uma grande mudança de vida através da arte do breakin’. É transformador. Se quando eu comecei eu tivesse tido uma oportunidade assim, iria evoluir quatro vezes mais. Pensando na experiência adquirida e da realidade que a gente veio, sempre idealizamos ter um projeto como este para disseminar e trocar as informações que acumulamos com a nossa trajetória, transmitindo para a nova geração”, acredita Klinger.

Assim como o skate, a escalada e o surfe tiveram muito mais projeção depois de serem incluídos como modalidades olímpicas, Klinger espera que o mesmo aconteça com o break, também um esporte jovem e urbano. “A ideia é estimular que novos praticantes da modalidade possam também se preparar para competições futuras mantendo o CT como referência no cenário do breaking nacional em novos ciclos olímpicos e competições nacionais e internacionais”, afirma Thiago Kling. “Nós acreditamos que a cultura e o esporte contribuem para criar oportunidades que transformam a vida de milhares de pessoas.  A iniciativa, pioneira no Brasil, é um presente para a cidade de Diadema e a manutenção deste espaço vai ser fundamental para estimular a formação de atletas e adeptos do breaking aqui no Brasil”, diz Marcelo Trevizani, Gerente Geral de Vendas da ArcelorMittal.

Sobre a ArcelorMittal

Líder no mercado global de aço, o Grupo ArcelorMittal está presente em cerca de 60 países e tem como propósito criar aços inteligentes para um mundo melhor. No Brasil, a empresa tem unidades industriais em seis estados (ES, MG, MS, RJ, SC e SP), além de escritórios de representação e comercialização distribuídos em todo o país, compondo uma força de trabalho de cerca de 16 mil empregados. As plantas têm capacidade de produção anual de 12,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 7 milhões de toneladas de minério de ferro. A empresa atua, ainda, em áreas diversificadas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas de eucalipto) e tecnologia da informação.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um mundo melhor. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.

Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. A Fundação ArcelorMittal também acredita no esporte como fator de transformação social e, por esta razão, apoia diversos projetos que promovam a formação de atletas de base e inclusão social por meio da prática esportiva. Recentemente, a ArcelorMittal foi reconhecida como uma das três empresas que mais investem no esporte no Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br.

Serviço

Aulas de break- Para Jovens de 13 a 21 anos.

Inscrições para novas vagas no CT Breakin’ Brasil até final de agosto.

Núcleo de Desenvolvimento Cultural – Rua Vinte e Um de Abril, 173, Diadema – Centro.

Turmas – segunda e quarta – 09h – 11h e segunda e quarta – 15h-17h.

Lei Rouanet – Patrocínio – Arcelor Mittal. Até abril de 2023.

Os interessados podem entrar em contato pelas redes sociais do projeto – @ctbreakin

Siga o projeto nas redes :

@ctbreakin

@hpklinger

@onnurb_dirtydog

@bgirldedessabsc

@luansan_ff

@bgirlLayne

@bgirltoquinhafdr

@funkfockers

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações