VOLTAR
  • Economia

Elon Musk desiste de comprar o Twitter

Entre as justificativas dadas pelo bilionário estão o não cumprimento de cláusulas contratuais e também o grande número de contas falsas contidas na plataforma  

  • Elon Musk desiste de comprar o Twitter.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 10/07/2022
  • Compartilhar:

Entre as justificativas dadas pelo bilionário estão o não cumprimento de cláusulas contratuais e também o grande número de contas falsas contidas na plataforma

Elon Musk

Elon Musk desiste de comprar o Twitter. Foto: Divulgação

Após se passarem três meses da notícia que Elon Musk iria comprar o Twitter, o mesmo anunciou nesta sexta-feira (08/07) sua desistência na compra da rede social. A negociação estava em torno de R$ 44 bilhões. Entre as justificativas que levaram o bilionário a desistir da aquisição estaria o não cumprimento de cláusulas contratuais por parte do Twitter e o grande número de contas falsas contidas na plataforma da mídia social.

O Twitter disse que irá recorrer na Justiça para fazer com que o Musk cumpra o que foi estabelecido entre ele e a empresa. Antes disso, o bilionário chegou a adquirir 9% das ações da rede social.

Elon Musk já havia anteriormente ameaçado a desistir da compra da do Twitter caso não pudesse realizar suas próprias análises com relação as contas fakes e spam. Segundo a rede social, cerca de 5% das contas são falsas, porém segundo Musk, este número é superior a 20% do número total de contas presentes na plataforma digital que atualmente conta com 229 milhões de usuários.

“O Twitter não cumpriu suas obrigações contratuais. Por quase dois meses, Musk buscou os dados e informações necessários para fazer uma avaliação independente da prevalência de contas falsas ou spam na plataforma do Twitter'”, diz a carta.

“O Twitter falhou ou se recusou a fornecer essas informações. Às vezes, o Twitter ignorou os pedidos de Musk, às vezes os rejeitou por razões que parecem injustificadas e, às vezes, afirmou cumprir ao fornecer informações incompletas ou inutilizáveis a Musk”, continuou.

O que ocorre agora?

O acordo firmado entre a Elon Musk e Twitter prevê no contrato que em caso de desistência ou em caso a negociação se torne uma batalha judicial, o bilionário teria que pagar uma multa no valor de U$1 bilhão à plataforma digital. Ademais, em algumas circunstâncias especiais a empresa também deveria pagar o mesmo montante ao dono da SpaceX.

O Twitter prometeu uma batalha na Justiça para que o acordo seja cumprido. “O conselho do Twitter está comprometido em fechar a transação no preço e nos termos acordados com o sr. Musk e planeja entrar com uma ação legal para fazer cumprir o acordo de fusão. Estamos confiantes de que prevaleceremos no Tribunal de Chancelaria de Delaware”, afirmou a empresa.”

Qual era o objetivo de Musk com a aquisição do Twitter

Elon Musk afirmou que a empresa tem um grande potencial, e tinha objetivo de tornar a plataforma em uma arena de defesa da liberdade de expressão.

“Quero tornar o Twitter melhor do que nunca, aprimorando o produto com novos recursos, tornando os algoritmos de código aberto para aumentar a confiança, derrotando bots de spam e autenticando todos os humanos”, disse o bilionário na época que anunciou a compra.