Doria altera calendário da escolas e alunos terão 4 períodos de férias por ano

Mais visitadas

 Professores e alunos terão recesso em abril, julho, outubro e entre dezembro e janeiro

 

férias
Alunos da rede estadual terão quatro férias por ano a partir de 2010. Foto: Reprodução

 

O governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (26/o4) que haverá alterações no calendário escolar da rede estadual de ensino no ano que vem. A partir de 2020, estudantes e professores das escolas estaduais terão quatro períodos de férias, sendo uma semana em abril, duas semanas em julho, uma semana em outubro e 30 dias entre dezembro e janeiro.

As principais mudanças são a diminuição do período de férias de verão de 45 dias para 30 dias, as de julho de 30 para 15 dias, e a oficialização de duas semanas de recesso, em abril e outubro – popularmente chamadas de “semana do saco cheio”.

Hoje, o calendário da rede estadual determina dois períodos de férias de meados de dezembro a 31 de janeiro e de 28 de junho a 30 de julho.

O Estado informa que essa mudança não representa aumento nem redução do período de férias nem de recesso, mas sim uma redistribuição e afirma que os 200 dias letivos previstos por lei estão garantidos.

O próximo ano letivo começa no dia 3 de fevereiro, com encerramento previsto para 22 de dezembro. “O objetivo é organizar o calendário e o planejamento das atividades pedagógicas, além de garantir que docentes que atuam nas redes estadual e municipais consigam conciliar os períodos de recesso escolar e férias”, informou nota do governo.

“Municípios poderão aderir ao novo calendário estadual unificando os cronogramas. Rede privada, se quiser, pode seguir o mesmo modelo da rede estadual de São Paulo”, afirmou o governador.

O secretário de Educação do estado, Rossieli Soares, disse que a mudança se dá para melhorar o nível de aprendizagem dos alunos.

“Longos período de férias são prejudiciais à aprendizagem, principalmente para as crianças em condições de mais vulnerabilidade. Aqueles que podem viajam com as crianças, mas quem está nas redes estaduais e municipais não consegue viajar, fica em casa assistindo tevê.”

O novo calendário começa em janeiro de 2020. “Estamos anunciando com muita antecedência para as famílias se organizarem e para podermos conversar com as redes municipais.”

De acordo Rossieli, o calendário completo será publicado no segundo semestre. O secretário de Turismo, Vinicius Lummertz, diz que a mudança vai impactar na economia de turismo de São Paulo. “Barateia o turismo, tira a pressão do turismo em julho, gera empregos e impostos”, afirmou.

Doria diz que os professores e gestores também serão beneficiados com o novo calendário.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações